HomeCuriosidades5 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez
Curiosidades

5 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

viajar-de-aviao-ifriend
Nunca viajou de avião? Aqui vão algumas dicas para você

Está chegando o dia de viajar de avião pela primeira vez e, com isso, bate aquela ansiedade junto a um friozinho na barriga, certo? De antemão, já avisamos que não precisa se preocupar, pois o avião é considerado um dos meios de transportes mais seguros do mundo.

Ainda assim, você deve estar se perguntando como será a sua viagem e os procedimentos necessários tanto antes de embarcar como durante o voo. É bem comum ter esses questionamentos e até um certo medo, afinal, voar é uma experiência única.

Pensando em te ajudar, para você sanar suas dúvidas e curtir ao máximo essa aventura, reunimos 5 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez. Confira!

1- Compre as passagens aéreas

O primeiro passo para a sua viagem de avião é garantir as passagens aéreas. Pesquise antecipadamente para conseguir o melhor preço e um bom custo-benefício. Você pode comprar sua passagem em sites ou diretamente no balcão da companhia aérea. Além disso, é possível adquirir o bilhete aéreo com um pacote de viagem (com hospedagem inclusa) ou de forma individual.

Uma outra dica é verificar com antecedência se há necessidade de um serviço de transfer do aeroporto até o hotel de destino para evitar estresses e preços mais elevados.

2- Documentação necessária

Verifique com cuidado se possui toda a documentação exigida para a sua viagem. Tenha sempre seus documentos em mãos, pois eles são essenciais para todo o processo de embarque.

Para voos nacionais, basta o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em boas condições e com uma foto que te identifique.

Para viagens internacionais, é preciso o passaporte e, em alguns casos, um visto de entrada para o país de destino. Isso sem contar com os países do Mercosul, que aceitam a entrada de brasileiros exigindo apenas o documento de identidade.

Veja também: 12 países que não exigem visto para brasileiros

3- Faça o Check-in online

Nossa terceira dica para quem vai viajar de avião pela primeira vez éque opte pelo check-in online.

O check-in é uma das burocracias para quem vai voar e serve para liberar o cartão de embarque, normalmente feito no balcão ou nos totens da empresa aérea.

Quando o dia da sua viagem estiver chegando, você poderá realizar o seu check-in através do site oficial ou app da companhia. É possível utilizar o seu celular, de maneira rápida e fácil. Assim, você evita filas e otimiza seu tempo no grande dia.    

4- Fique atento às regras de bagagem

Nas viagens aéreas você pode optar por levar bagagens de mão de até 10 kg ou maiores, sendo que a bagagem de 10 kg não precisa ser despachada e vai com você no avião.

Leia também:  Tóquio 2021: o legado deixado para os turistas na capital japonesa

Caso sua bagagem passe de 10 kg, é necessário despachá-la. Para isso, normalmente é preciso pagar uma taxa adicional para a empresa aérea na hora do check-in, mas, em alguns casos, o valor pode estar incluso no próprio pacote.

Uma dica para quem vai viajar de avião pela primeira vez e terá que despachar a mala é colocar nela um cadeado e um acessório de identificação, já que ela passa por uma esteira junto de outras malas.

5- Preste atenção nos comissários

Por último e não menos importante, preste bastante atenção em tudo que os comissários de bordo irão informar durante o voo. Eles são uma das figuras mais relevantes para a sua viagem ocorrer com segurança. 

Caso você venha a ter qualquer desconforto ou problemas durante o voo, eles estão ali para ajudá-lo.

Gostou do conteúdo? Agora é só encontrar um iFriend e aproveitar muito a sua primeira viagem de avião!

O que achou?

Média / 5. Votos:

Comentar

Comentar

Que tal?