HomeCuriosidadesDescubra 5 atrações de Dubai recordistas do Guinness
Curiosidades

Descubra 5 atrações de Dubai recordistas do Guinness

Na cidade dos superlativos, as obras grandiosas parecem não ter fim. Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ganhou fama no turismo pelos seus arranha-céus, shoppings imensos, shows de luzes e hotéis que estão entre os mais luxuosos do mundo.

O riquíssimo emirado do Golfo Pérsico tem marcos arquitetônicos que parecem ter sido pensados estrategicamente para entrar no livro dos recordes. E assim acontece – são mais de 100 registros no Guinness World Records.

Quer admirar a vista do prédio mais alto do planeta? Ou se hospedar no hotel mais luxuoso do globo? Dubai tem uma coleção de extremos onde o céu é o limite e você pode conhecer lugares classificados como “melhor” e “maior” em poucos dias.

A seguir, descubra 5 atrações de Dubai recordistas do Guinness!

1- Burj Khalifa

O Burj Khalifa tem quase 830 metros de altura

Em meio aos edifícios enormes de Dubai, um deles se destaca. Também, pudera. O Burj Khalifa é, de acordo com o Guinness World Records, o mais alto prédio do mundo, com 828 metros de altura e mais de 160 andares, interligados por 57 elevadores.

A obra, que costuma comportar mais de 10 mil pessoas simultaneamente, foi inaugurada em 2010 e demorou quase seis anos para ser erguida, consumindo investimentos de aproximadamente US$ 1,5 bilhão.

Mas você deve estar se perguntando: o que tem no prédio mais alto do planeta? O Burj Khalifa abriga apartamentos residenciais, andares corporativos e o luxuoso Hotel Armani, com espaços desenhados pelo próprio Giorgio Armani e diárias que chegam a custar mais de R$ 10 mil.

Diversas partes da torre estão abertas para visitação mediante pagamento de ingresso. Uma das principais atrações turísticas do local (e de toda a cidade) é o deque de observação “At The Top”, localizado no 124º andar. O mirante oferece uma vista de 360º de Dubai, incluindo o deserto e oceano.

Outro destaque é o restaurante At.Mosphere, situado no 122º andar, a impressionantes 442 metros do solo, e classificado pelo Guinness como o mais alto restaurante em um edifício no mundo – um recordista dentro de outro recordista. Uma ótima oportunidade para aliar boa gastronomia ao belo visual de Dubai.

Para admirar o Burj Khalifa de um ângulo diferente, e ainda assim fantástico, experimente fazer um passeio de barco pelo lago artificial que existe junto ao arranha-céu.

2- Ain Dubai

Ain Dubai. Foto: Reprodução/pixahive

Inaugurada em 2021, a Ain Dubai é a maior roda-gigante do mundo com 250 metros de altura e 48 cabines que, juntas, podem levar até 1.750 pessoas para um passeio no céu.

Situada na ilha artificial Bluewaters Island, a atração oferece vistas de 360 graus do horizonte urbano numa viagem com a duração de 38 minutos. Durante o giro, os turistas conseguem observar, lá em embaixo, alguns dos principais cartões-postais de Dubai, como o hotel Burj Al Arab, o Burj Khalifa e o conjunto de ilhas artificiais Palm Jumeirah, famoso por conta de sua forma de palmeira deitada nas águas do Golfo Pérsico.

Leia também:  Praias escondidas no Brasil para conhecer!

E as próprias cabines proporcionam um ambiente de entretenimento para os visitantes: o público pode realizar eventos como jantares, festas de aniversário, pedidos de matrimônio e até casamentos em seu interior.

Para se ter uma ideia, a Ain Dubai tem quase o dobro da icônica London Eye, de Londres, que possui 135 metros de altura. Também a nível de comparação, a Yup Star Rio (inicialmente chamada de Rio Star), no Rio de Janeiro, maior roda-gigante da América Latina, tem “somente” 88 metros.

3- Deep Dive Dubai

Deep Dive Dubai. Foto: Reprodução/visitdubai.com

Nem só de atrações que levam ao céu vive Dubai. Os entusiastas de água também têm o seu momento e podem curtir a piscina de mergulho mais profunda do globo.

Inaugurada em 2021, o Deep Dive Dubai possui 60 metros de profundidade e capacidade para 14 milhões de litros de água, o equivalente a seis piscinas olímpicas.

A atração tem como tema uma cidade submersa. Os mergulhadores podem explorar apartamentos submersos “abandonados” na cidade e jogar bilhar subaquático no fliperama. Sistemas de iluminação e som de última geração foram instalados dentro da piscina para criar ambientes diferentes.

O Deep Dive Dubai oferece cursos tanto para iniciantes em mergulho quanto para mergulhadores certificados. Os mergulhadores também podem explorar a piscina e a cidade subaquática por conta própria após um passeio com um dos guias de mergulho do local.

4- Dubai Mall

Dubai Mall

Na lista de endereços dos “maiores do mundo”, Dubai tem um que atrai atenção especial dos turistas que gostam de fazer umas comprinhas. Trata-se do Dubai Mall, classificado pelo Guinness World Records como o shopping center com a maior área construída do mundo, com mais de 1,1 milhão de metros quadrados.

O Dubai Mall é lar de mais de 1.300 lojas e 200 estabelecimentos vendendo comida e bebidas, além de um estacionamento que comporta mais de 14 mil veículos. Já é de se imaginar que é muito fácil se perder em seus inúmeros corredores.

E você encontra de tudo neste incrível centro comercial: de grandes lojas de departamento como as Galeries Lafayette e a Bloomingdale’s a dezenas de lojas de altíssimo luxo concentradas em um espaço chamado Fashion Avenue.

O shopping também conta com uma pista de patinação no gelo de tamanho olímpico, mais de 20 salas de cinema e um aquário gigantesco, que também entrou para o livro dos recordes. 

O Dubai Mall impressiona tanto pelo tamanho e pela variedade de lojas e entretenimento dentro dele que se tornou uma das principais atrações da cidade.

Vale combinar uma visita ao Dubai Mall com uma subida no prédio vizinho, o Burj Khalifa. O ingresso aos mirantes do arranha-céu, inclusive, começa por dentro do shopping.

Leia também:  Destinos onde o real vale mais

5- The Palm Fountain

The Palm Fountain. Foto: Reprodução/visitdubai.com

Um dos lugares mais incríveis de Dubai é o conjunto de ilhas artificiais Palm Jumeirah (que, visto de cima, apresenta a forma de uma enorme palmeira sobre as águas do Golfo Pérsico). A obra, de aproximadamente 5 quilômetros de comprimento, abriga residências luxuosas, prédios corporativos e hotéis de altíssimo padrão.

Além disso, no Palm Jumeirah está a Palm Fountain, que detém o recorde no Guinness World Records de maior fonte de show sincronizado de água do mundo.

Inaugurada em 2020, a fonte tem jatos de água coloridos que chegam a 105 metros de altura e dançam ao som de sucessos populares de música Khaleeji, pop, clássica e internacional.

The Palm Fountain ganha vida diariamente com espetáculos a cada 30 minutos entre o pôr do sol e a meia-noite. Você pode assistir ao show bem de perto ou enquanto desfruta de um jantar num dos restaurantes à beira-mar do local.

E aí, gostou da nossa lista com 5 atrações de Dubai recordistas do Guinness?

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Dubai e divirta-se!

O que achou?

Média / 5. Votos:

Comentar

Comentar

Que tal?