HomeDestinos5 lugares para mergulhar com tubarões com segurança
Destinos

5 lugares para mergulhar com tubarões com segurança

mergulhar-tubarao-ifriend
Coragem que fala? Descubra destinos incríveis para nadar com essas gigantes criaturas

Temidos por uns e adorados por outros. Tubarões são animais capazes de causar sentimentos totalmente opostos nos seres humanos, indo do pavor ao fascínio. Fato é que, para quem curte uma aventura e tem coragem, ficar frente a frente com o rei dos mares é uma das experiências mais fortes que uma pessoa pode ter.

O encontro com esses incríveis animais no habitat natural de maneira segura é uma atividade disponível em diferentes pontos do planeta. Apesar de ser possível avistá-los em parques e aquários, nenhum lugar é tão especial para ter esse contato quanto o oceano.

Sabemos que muitos turistas colocam o mergulho com tubarões em suas listas de viagem, seja separado por uma jaula ou nadando livremente com estes predadores da natureza. Portanto, para ajudar a planejar sua aventura no mar, abaixo você confere cinco mecas mundiais para mergulhar com tubarões com segurança.

1- Bahamas

Esse paraíso de praias cristalinas e areias brancas é um dos destinos mais populares para mergulhar com tubarões. Na verdade, as Bahamas são uma referência em mergulho em geral, tendo a terceira maior barreira de corais do mundo, inúmeros buracos azuis, impressionantes recifes de corais, naufrágios quase esquecidos, entre outras emoções para mergulhadores experientes e inexperientes.

As principais cidades e ilhas para mergulhar com tubarões no país são: Freeport, Ábacos, Cat Island e Nassau. Entre tubarões-tigre, tubarões-seda e tubarões-martelo, é possível nadar com o rei dos mares, sim, livre de gaiolas.

Em Nassau, capital e principal destino para quem vai visitar as Bahamas, existem diversas empresas que oferecem o serviço. O mergulho de cilindro é livre, feito apenas com guias auxiliares, sem barreiras entre a pessoa e o animal.

Já na Tiger Beach (Freeport), acontece o Safari Great Hammerhead entre os meses de dezembro e abril. Grupos de até 14 mergulhadores vão até o fundo do mar, onde aguardam a aproximação dos predadores que chegarão e ficarão os rodeando. Incrivelmente lindo!

Além do mergulho, a experiência de alimentar os tubarões também é muito procurada. 

2- Austrália

Com seu imenso litoral e inúmeros pontos para mergulhar, a Austrália não poderia faltar na nossa lista. Sem contar que a Austrália é um dos poucos destinos onde se encontra tubarões-brancos com certa facilidade. As Ilhas Netuno, a 70 km da cidade de Port Lincoln, são o lugar perfeito para ficar cara a cara com eles. Inclusive, cenas do filme Tubarão, da década de 70, foram filmadas em suas águas.

Também é possível mergulhar com tubarões de outras espécies em diferentes partes do território e de diferentes maneiras – na gaiola, com mergulho livre e até em águas rasas apenas com snorkel.

Alguns dos pontos mais famosos são Port LincolnNingalooGreat Barrier Reef.

Leia também:  Lua de mel no Brasil: conheça verdadeiros paraísos

3- Havaí

Destino de surfistas de ondas gigantes, o Havaí também recebe visitantes interessados quando o assunto é tubarões. Isso porque as ilhas havaianas são habitats de cerca de 40 espécies de tubarões, que vão desde o pequeno tubarão-pigmeu até o tubarão-baleia, que é do tamanho de um ônibus.

Assim como na Austrália, no Havaí, é possível mergulhar tanto em gaiolas, como em mergulho de cilindro livre e até em águas rasas com snorkel.

Um dos melhores lugares para avistar tubarões e um dos melhores destinos para observação de espécies marinhas de todo o arquipélago fica na ilha de Molokai. Só que, para nadar lá, o mergulhador precisa ser experiente e deve estar acompanhado de um operador da região por motivos de segurança. 

Oahu e Haleiwa também estão entre os principais locais para mergulhar com o gigante.

4- México

Outro destino com grande incidência de tubarões-brancos em suas águas é a Isla Guadalupe, localizada a 241 km da costa da península de Baja California, costa oeste do México.

A ilha é um dos principais destinos para entusiastas e cientistas que pretendem mergulhar com essa espécie de tubarão, considerada incrivelmente inteligente. Lá, você pode mergulhar com essas criaturas enormes usando jaulas abertas, sem a necessidade de alguma certificação.

A Isla Mujeres também é outro destino mexicano onde a aventura de mergulhar com tubarões é bastante popular. A cada ano, mais de 1.400 tubarões-baleia passam pelas águas da ilha entre os meses de maio e setembro. Esses tubarões são homenageados com um festival anual de uma semana em que são organizadas diferentes atividades vinculadas a eles. Diversas empresas têm excursões de mergulho para ver de pertinho os tubarões-baleia durante a temporada.

5- Filipinas

Paraíso de ilhas intocadas, as Filipinas também têm bons pontos para mergulhar com tubarões como tubarões-baleia, tubarões-de-recife e tubarões-zebra.

Um local em especial atrai visitantes que desejam mergulhar com o tubarão-debulhador, grande tubarão lamniforme conhecido por possuir uma cauda fina e longa que ele usa para chicotear a água, e, assim, assustar e paralisar suas presas. Trata-se da pequena ilha paradisíaca de Malapascua, um dos poucos lugares onde você pode ver bem de perto essa espécie. Lá, se concentram muitas opções de instrutores e centros especializados, além de águas com ótimas condições o ano inteiro e uma diversificada vida marinha.

Outro destino interessante para mergulhar com tubarões nas Filipinas é a pequena cidade de Donsol, situada no sul da ilha de Luzon, a uma hora da capital Manila. Donsol é uma excelente oportunidade para avistar tubarões-baleia, na temporada que vai de fevereiro a maio. Mergulhos na baía são permitidos apenas de snorkel e excursões são organizadas por diversas agências de turismo.

E aí, sentiu um friozinho na barriga? Se tiver coragem, agora é só se programar para se jogar nessa experiência!

Leia também:  Paris 2024 – O que a Cidade-Luz tem a agregar aos Jogos Olímpicos

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média / 5. Votos:

Comentar

Comentar

Que tal?