HomeDestinos6 destinos nacionais perfeitos para viajar no outono
Destinos

6 destinos nacionais perfeitos para viajar no outono

curitiba-ifriend
A baixa temporada estimula promoções e descontos em hotéis e passagens aéreas por cidades incríveis

O outono já começou no Brasil e em todo o hemisfério sul. Essa é uma estação cheia de vantagens para o turista que quer sair de férias ou apenas curtir uma viagem de fim de semana.

Entre elas, estão os preços mais acessíveis. A baixa temporada é uma oportunidade para economizar com hospedagem, aéreo, alimentação e passeios.

Vale destacar também que viajar no outono é sinônimo de curtir o sol com temperaturas mais agradáveis em diversas cidades.

E aí, sentiu um ventinho gostoso no ar? Confira, a seguir, 6 destinos nacionais perfeitos para viajar no outono!

1- Chapada dos Veadeiros, Goiás

Cachoeira da Capivara.
Foto: Aline Fortuna/Wikimedia

A Chapada dos Veadeiros é um convite irrecusável aos amantes do ecoturismo, especialmente no outono. A estação marca o início da redução de chuvas e começo da seca na região. Isso significa que fica muito mais tranquilo fazer trilhas, escaladas e outros passeios.

Com o início da seca, a Chapada dos Veadeiros se torna o destino ideal para praticar rapel nos paredões de pedras e cachoeiras, entre outras atividades. 

Não deixe de admirar as flores do cerrado abertas, uma característica do cenário outonal da região.

Veja também: Guia de viagem Chapada dos Veadeiros

2- Gramado, Rio Grande do Sul

Lago em Gramado

O outono em Gramado é uma temporada de preparação para o inverno, ótimo para os passeios ao ar livre e para apreciar as belezas da cidade da Serra Gaúcha. Nessa época, as folhas secas das árvores apresentam uma cor avermelhada que, aliadas à arquitetura inspirada no estilo alemão, deixam o destino ainda mais bonito, com um charme europeu.

E se você gosta de vestir uma bela roupa de frio, outono também é a estação da elegância. Viajando de março até o final de abril, o ideal é levar roupas de meia estação, pois as temperaturas estarão mais amenas. Mas se você pretende visitar a cidade entre maio e junho, pode apostar nas peças de inverno; nada muito pesado na maioria dos dias, mas já é hora de tirar aquele casaco mais grossinho do guarda-roupa.

No mais, aproveite os chocolates quentes, os fondues, os vinhos, os chalés e, é claro, os preços (mais camaradas nesse período).

3- Curitiba, Paraná

Jardim Botânico de Curitiba

O outono é uma excelente época para visitar Curitiba. As temperaturas amenas e os dias mais secos convidam para um passeio durante a tarde seguido de um jantar com uma comida bem quentinha.

Os parques e bosques são os principais destaques no turismo da capital paraense, ideais para caminhadas, esportes ao ar livre ou um agradável piquenique.

Uma vez em Curitiba não deixe de conhecer o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e a Ópera de Arame.

4- Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto tem passeios históricos muito interessantes

Ouro Preto é uma opção interessante para viajar no outono. Nessa estação (até o mês de setembro) a ocorrência de chuvas é menor; os dias começam com névoa e baixas temperaturas, mas logo surge o céu azul, a temperatura fica agradável e o clima favorece as caminhadas pelas ladeiras de pedras.

Leia também:  Paris 2024 – O que a Cidade-Luz tem a agregar aos Jogos Olímpicos

Nos dias mais quentes, é possível combinar os passeios históricos com um banho de cachoeira.

À noite, as marcas dos termômetros caem e convidam para tirar da mala os casacos e cachecóis. Essa é a hora de desfrutar de uma boa comida mineira num dos restaurantes com vista para as igrejas centenárias.

5- Paraty, Rio de Janeiro

Paraty tem praias, cachoeiras e um centro histórico

Paraty é um destino muito convidativo no outono, já que nessa época chove bem pouco, o que permite explorar o centro histórico com mais tranquilidade. Centro histórico, inclusive, que já foi considerado pela Unesco “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do país”.

É um programa delicioso sair caminhando pelas ruas de paralelepípedo da cidade, observando os casarões com portas e janelas coloridas, as igrejas e lojas de artesanato. Acrescente ao roteiro as praias e cachoeiras e terá uma viagem imperdível.

No outono, os dias continuam ensolarados, por isso, é possível aproveitar cada atrativo que Paraty oferece.

Veja também: Guia de viagem Paraty

6- Campos do Jordão, São Paulo

Campos do Jordão também é conhecida como “Suíça Brasileira”

Campos do Jordão é um destino muito visitado pelos turistas que curtem o inverno. Também conhecida como “Suíça Brasileira”, a cidade, localizada na região da Serra da Mantiqueira, é a mais alta do Brasil, com 1.628 metros de altitude, e está cercada por montanhas. Antecipar sua viagem para o outono garante um frio mais suportável e preços mais baixos.

Além disso, a estação dá todo o charme à cidade quando as folhas secas de plátanos caem no chão e as ruas são invadidas por uma espécie de tapete decorado com tons de amarelo.

As experiências gastronômicas também se destacam. Campos do Jordão é perfeita para viajar no outono por conta do clima propício para apreciar um fondue e um bom vinho tinto.  

E aí, gostou do conteúdo? Leia esse e outros textos interessantes no blog do iFriend.

O que achou?

Média 5 / 5. Votos: 1

Comentar

Comentar

Que tal?