HomeDestinosTradições de Natal: nossos guias contam como é a celebração em diferentes países
Destinos

Tradições de Natal: nossos guias contam como é a celebração em diferentes países

natal -wallpaper
Natal
Saiba como a data é comemorada pelo mundo

O Natal é uma das datas mais celebradas pelo mundo e também uma das mais aguardadas do ano.

No Brasil, casas, lojas, shoppings, parques, pontos turísticos e locais públicos ganham uma decoração especial logo no mês de novembro. Na véspera do dia 25 de dezembro, as famílias se reúnem, trocam presentes e comem uma ceia bem farta.

Você pode pensar que as tradições de Natal são universais, mas a verdade é que a data é comemorada de formas diferentes em outros países. No Ocidente, existem algumas similaridades, mas cada país costuma ter características particulares de acordo com a cultura local. São muitas as peculiaridades que deixam as pessoas intrigadas.

Ficou curioso? Acompanhe o texto para saber mais sobre as tradições de Natal pelo mundo! Nossos guias locais contam como é a celebração em cinco diferentes países.

Islândia

Natal na Islândia

Pelo guia Marcin

Os islandeses têm o costume de comemorar o Natal com uma troca de presentes bem cultural. As famílias se reúnem para a ceia e trocam livros. A troca acontece após a ceia e, quando realizada, as pessoas passam algum tempo lendo juntas, em silêncio, o livro que cada uma ganhou.

No entanto, a tradição natalina mais peculiar do país nórdico são os 13 Papais Noéis. Os 13 Yule Lads são um grupo de duendes que adoram comer e brincar com as pessoas durante as visitas às cidades da Islândia ao longo do mês de dezembro.

Os duendes costumam deixar presentes para as crianças que colocam sapatos nas janelas. Se as crianças não se comportarem, eles deixam uma batata ou uma mensagem dizendo para os pequenos serem bonzinhos.

Japão

Natal no Japão

Pela guia Sarah

Por ser uma tradição católica e ocidental, no Japão, o Natal não tem a mesma importância que tem para nós, embora sua popularidade aumente a cada ano. O conceito de Natal no país é mais comercial do que religioso.

A partir de novembro, os japoneses decoram as ruas especialmente das grandes cidades. Vários pontos turísticos e locais públicos ganham uma iluminação noturna especial. As lojas e o comércio em geral também apresentam muitos enfeites de Natal com o intuito de impulsionar as vendas.

É comum casais trocarem presentes como no Dia dos Namorados ou aproveitarem um jantar romântico nos restaurantes iluminados. As famílias têm o hábito de fazer a ceia de natal na rede de fast-food KFC, com muito frango frito. Algumas lojas também vendem bolo de morango com chantilly, que é conhecido por lá como “bolo de Natal”. 

França

Natal em Paris

Pelo guia Miguel

Assim como no Brasil, o Natal é uma data muito aguardada na França. Os franceses aproveitam o feriado para reunir a família, decorar a casa e preparar diversos pratos típicos.

Leia também:  Pontos Turísticos da Rota das Emoções

Embora o espírito natalino seja o mesmo em todo o país, o Natal na França é celebrado de maneiras diferentes em cada região. Na Provença, por exemplo, a ceia precisa ter 13 diferentes sobremesas, representando Jesus e os doze apóstolos.

Já na Borgonha, as famílias colocam um pedaço de lenha acesa na porta de casa na véspera de Natal para manter a Virgem Maria aquecida antes do nascimento de Jesus.

As refeições também variam de região para região. Mas entre os favoritos estão o tradicional peru de Natal, acompanhado de castanhas torradas e, no quesito doces, o campeão é o bûche de Noël, um bolo de frutas com cobertura de chocolate.

Alemanha

Natal na Alemanha

Pela guia Dandara

A Alemanha é repleta de tradições natalinas e conta com um calendário longo de celebrações.

A partir do último domingo de novembro, inicia no país o período do Advento (Adventszeit). Ou seja, é um tempo de preparação para a chegada do menino Jesus. Há quatro domingos neste período e, nestes dias, as famílias e amigos se reúnem em suas casas para passar a tarde (ou o dia todo) juntos. O Advento é uma das tradições de Natal mais importantes do país.

Em 06 de dezembro, é comemorado o Dia de São Nicolau, quando familiares, amigos e vizinhos deixam presentes – principalmente doces – dentro das botas.

No dia 24 de dezembro as famílias se reúnem para ceiar e trocar presentes. Algumas vão à igreja antes do jantar. As comemorações seguem no dia 25, com almoço em família, café da tarde e muita união. No dia 26 é feriado no país, o comércio não funciona e poucos restaurantes abrem as portas.

Inglaterra

Natal na Inglaterra

Pela guia Laura

O Natal na Inglaterra (e em todo o Reino Unido) envolve alguns costumes como decorar a casa, reunir a família, comer um delicioso peru e trocar presentes. Mas diferente do Brasil, os ingleses comemoram o Natal no dia 25 de dezembro. A véspera é reservada para missas, canções natalinas e, às vezes, uma ida ao pub.

Para as crianças é um momento importante, pois é na véspera de Natal que elas penduram as meias na lareira e vão dormir na expectativa de, no dia seguinte, encontrar o tão sonhado presente natalino.

No dia 25, as famílias se reúnem à tarde para a ceia de Natal, que costuma incluir o peru de Natal, salsichas enroladas em bacon, couve-de-bruxelas, batatas assadas, cherovia (uma raiz, parecida com a cenoura), molho de cranberry (também conhecido como arando), molho gravy (feito de caldo de carne) e molho de pão.

Para a sobremesa, os ingleses gostam de servir o Christmas Pudding, uma espécie de bolo de frutas com temperos, regado com conhaque e flambado.

Leia também:  Inverno, pra quê? 6 destinos nacionais para escapar do frio

Além disso, todo ano, às 15h do dia de Natal, a Rainha Elizabeth II transmite sua mensagem de esperança para todo o país. 

E aí, curtiu as celebrações de Natal nos países? confira outras matérias interessantes no blog do iFriend.

O que achou?

Média 5 / 5. Votos: 1

Comentar

Comentar

Que tal?