HomeDicas de ViagemEcoturismo no Jalapão
Dicas de Viagem

Ecoturismo no Jalapão

Fervedouro Jalapão
Fervedouro Jalapão
Uma experiência única para os amantes da natureza

O Ecoturismo no Jalapão tem inúmeras atividades diferentes para os amantes da natureza.

Jalapão proporciona uma experiência de ecoturismo indescritível para os viajantes. Justamente por ser uma das regiões mais preservadas do país, o destino atrai amantes da natureza e do turismo de aventura.

Conheça agora um pouco mais sobre as atrações deste lugar, que está caminhando para se tornar um dos maiores destinos de ecoturismo do Brasil e do mundo!

Saiba mais: Guia de viagem Jalapão

jalapao-tocantins
jalapao-tocantins
  • Fervedouros – São alguns dos atrativos mais populares do Jalapão. Os fervedouros são nascentes que formam “pequenos lagos” de água azul transparente. E são curiosos porque não se consegue afundar neles, já que há o fenômeno da ressurgência da água, que empurra as pessoas para cima. Estima-se que haja mais de vinte fervedouros em toda a região, mas nem todos estão abertos à visitação. 
  • Cachoeiras – São inúmeras as quedas d’água no Jalapão que é impossível citar todas. Muitas ainda nem foram descobertas e catalogadas. Cada uma tem sua beleza e características, mas todas têm algo em comum: um lugar para recarregar as energias e estar perto da natureza. As principais cachoeiras da região são Cachoeira da Velha, Cachoeira do Formiga, Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Soninho.
  • Dunas do Jalapão – São imensas, silenciosas, protegidas pelo parque e cercadas pelos buritis, por um rio e, ao fundo, a Serra do Espírito Santo. Na verdade, é graças a essa serra e à ação do vento que as dunas foram formadas. As dunas são um dos cartões-postais do Jalapão. Uma vez na região, não deixe de assistir ao sol se pôr neste lugar incrível!
  • Rafting no Rio Soninho – É hora de muito adrenalina, superar seus medos e experimentar o rafting nas corredeiras. São mais de 20 quilômetros entre águas de remanso e quedas, entre calmaria e sufoco. Em três horas de navegação, o coração vai a mil e, ao finalizar o passeio, a vontade é de viver tudo de novo. A aventura termina próxima à Cachoeira das Araras, queda d’água de 9 metros, cristalina e fria. 
  • Canoagem no Rio Novo – Outra atividade pelos rios do Jalapão, muito querida pelos turistas, é a canoagem. No Rio Novo, o percurso é de nível iniciante, perfeito para quem nunca remou. A correnteza te carrega gentilmente pelo leito do rio; em alguns trechos, há pequenas corredeiras, que tornam o passeio mais radical.
  • Trekking – Para chegar aos principais atrativos é preciso fazer caminhadas por trilhas. A maioria é fácil e leve, mas para chegar ao Mirante da Serra do Espírito Santo é preciso estar com o preparo físico em dia. O percurso exige 500 metros de subida íngreme.
Leia também:  O que fazer em Valência?

Veja também: Gastronomia no Jalapão

iFriend: Guia de viagem Jalapão

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends no Jalapão e divirta-se!

Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão

Jalapão, a joia do turismo tocantinense, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média / 5. Votos:

Comentar

Comentar

Que tal?