HomeDicas de ViagemO que fazer no Jalapão?
Dicas de Viagem

O que fazer no Jalapão?

Pedra Furada Jalapão - Tocantins
Pedra Furada Jalapão - Tocantins
Dunas, cachoeiras e fervedouros integram a lista de principais atrações da região

Você sabe o que fazer no Jalapão? não? Se você curte ecoturismo, aventura e natureza, sem dúvidas o Jalapão é o seu destino.

Em meio às dunas alaranjadas de até 40 metros de altura, fervedouros, cachoeiras de águas cristalinas e o capim dourado, com certeza você vai se encantar com este paraíso que ainda é bem preservado e pouco explorado.

A principal porta de entrada para o Jalapão é Ponte Alta, distante cerca de 195 km de estradas asfaltadas da capital Palmas, onde chegam os voos. Nossa equipe montou um roteiro de três dias pelo Jalapão, saindo de Palmas. Confira!

Saiba mais: Guia de viagem Jalapão

Primeiro dia

A partir de Palmas (onde provavelmente você irá desembarcar), capital do Tocantins, siga para Ponte Alta, uma das principais bases do Jalapão. Seu primeiro passeio vai ser pelo Cânion Sussuapara, a 16 km de Ponte Alta. Por lá, você encontra a natureza como ela realmente é. As paredes contam com musgos e plantas por todo o caminho. Além disso, há uma queda d’água de mais ou menos 5 metros com água bem fria. 

Saindo do Cânion, você vai seguir para a Cachoeira da Velha, uma atração imperdível na região. No meio do caminho, faça uma parada para um lanche na Fazenda Tri Agro.

Por uma trilha a partir da Cachoeira da Velha, siga para a Prainha do Rio Novo para tomar um banho delicioso de rio num ambiente de paz e calmaria.

Depois, siga para as famosas Dunas do Jalapão, carro-chefe do Parque Estadual do Jalapão. Fique atento a hora para você não perder o pôr do sol, que é a grande atração do local. São cerca de 500 metros de caminhada até as dunas. O fim de tarde incrível vale cada passo.

Segundo dia

Acorde bem cedinho para aproveitar ao máximo o seu segundo dia! Após um café da manhã reforçado na sua pousada, inicie o circuito pelo Fervedouro Buritis, que faz parte do PEJ e está localizado a 18 km do centro de Mateiros.

Os fervedouros são nascentes que formam “pequenos lagos” de água azul transparente. Eles são alguns dos atrativos mais famosos do Jalapão. O Buritis tem o formato de coração e águas que passeiam entre o verde e o azul. Ali tem um restaurante de comida caseira que serve almoço e também funciona como bar.

Depois, é hora de partir para a Comunidade Mumbuca e conhecer um pouco da cultura quilombola. Você vai poder comprar peças de artesanato feitas com capim dourado pelas famílias da comunidade. É uma experiência ímpar!

A Cachoeira do Formiga, uma das principais da região, é a sua próxima atração. A queda d’água chega somente à altura de 2 metros, fazendo com que seja uma opção mais segura e tranquila. Além da água ser extremamente limpa e transparente, a quantidade de belezas naturais e de vegetação no entorno da cachoeira encanta os visitantes.

Leia também:  Quanto custa viajar para Doha?

De lá, siga para o Fervedouro Bela Vista. Se já estiver anoitecendo, não se preocupe! O banho noturno neste fervedouro é permitido – um diferencial para a sua viagem. Além disso, o local possui restaurante que funciona também para o jantar.

Terceiro dia

Seu último dia começa na Cachoeira das Araras, um lindo lugar de águas esverdeadas e transparentes. É uma parada estratégica para quem está saindo de São Félix a caminho de Palmas para pegar o voo de volta para casa. 

Ainda em direção à capital, aproveite para parar em alguns pontos de interesse pela estrada. Um deles é a Serra da Catedral, que recebeu esse nome devido ao seu formato que lembra uma catedral.

Depois, você vai passar pelo Morro Vermelho, conhecido também como Morro do Gorgulho. O local é um conjunto de formações rochosas vermelhas com diversos e inusitados formatos. Para chegar lá é preciso seguir por uma pequena trilha e depois subir um trecho com o auxílio de uma corda com uns degraus feitos nas pedras. Vale a pena subir até o topo pois a vista é linda.

Por último, você vai conhecer a Pedra Furada, um dos cartões-postais do Jalapão. Ela fica bem cheia durante o pôr do sol. Aproveite o visual!

A Pedra Furada fica no município de Ponte Alta. Você pode pernoitar na cidade ou seguir direto para Palmas e passar um dia na capital tocantinense.

Veja também: Quando visitar o Jalapão?

Fervedouro Praia do Alecrim
Fervedouro Praia do Alecrim

iFriend: Guia de viagem Jalapão

Agora que você já sabe o que fazer no Jalapão, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends no Jalapão e divirta-se!

Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão

Jalapão, a joia do turismo tocantinense, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média / 5. Votos:

Comentar

Comentar

Que tal?