HomeExperiências6 praias para acampar no Brasil
Experiências

6 praias para acampar no Brasil

Praias para acampar
Praias para acampar
Rio de Janeiro, Santa Catarina ou Bahia? Veja opções incríveis para campistas

Essa são as melhores praias para acampar no Brasil!

Montar sua barraca na praia, acordar com o pé na areia e desfrutar de momentos de calmaria é uma experiência que está ao seu alcance, mais do que você imagina.

O Brasil é um país repleto de praias e belezas naturais e, por aqui, não faltam lugares para acampar. Seja numa praia deserta ou mais movimentada, nós vamos te ajudar a encontrar um local para um acampamento incrível.

Praias para acampar
Praias para acampar

Confira seis praias para acampar no Brasil!

1. Ilha Grande (RJ)

A Ilha Grande, Rio de Janeiro, é tudo que você precisa para se conectar com a natureza e voltar para casa com as energias recarregadas. Na Praia do Aventureiro, que fica numa área remota da ilha, apesar de haver algumas casas e suítes para alugar, o camping é o tipo de hospedagem mais procurado. Estar ali é uma oportunidade para viver um pouco da cultura caiçara e ver o tempo passar de forma singular.

Antes de mais nada, você precisará pegar uma autorização no TurisAngra, o centro de informações turísticas da cidade. Isso porque a praia faz parte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) com o intuito de proteger o patrimônio natural e cultural da região, além de garantir a permanência exclusiva da população nativa de lá.

Para acessar Aventureiro é possível ir de lancha (50 minutos), barco (2h30) ou trilha (3 horas). Chegando lá, esqueça as preocupações! O celular não pega e a luz é bem restrita, mas a beleza do lugar faz tudo valer a pena.

2. Ilhabela (SP)

Ilhabela é um recanto no litoral paulista com mais de 40 praias e 300 cachoeiras. Lógico que nesse arquipélago ideal para uma escapada, em família ou até mesmo sozinho, existe uma opção excelente de camping. Ela fica em frente à Praia de Garapocaia, mais conhecida como Praia do Sino, e se chama Camping Pedra do Sino.

Os viajantes podem utilizar toda a infraestrutura do camping que conta com: dois refeitórios com cozinha, quatro churrasqueiras, campo de futebol, piscina, sala de TV e seis banheiros masculinos e femininos. O lugar também tem bar e restaurante.

Além de ficar hospedado entre palmeiras, coqueiros e um mar tranquilo, você pode aproveitar os atrativos de Ilhabela, que não são poucos. Uma boa pedida é mergulhar de snorkel ou cilindro, praticar stand up paddle, fazer um passeio de barco ou uma trilha.

3. Península de Maraú (BA)

Também conhecida como o Caribe Brasileiro, a Península de Maraú faz parte da Costa do Dendê, uma das regiões mais belas da Bahia. Por lá, existem muitos campings, a maioria estruturada para receber somente barracas.

Na Praia de Taipu de Fora surgem piscinas naturais de um incrível tom cristalino durante a maré baixa. Você pode aproveitar sossegado essa maravilha ao se hospedar na região. O Camping Casa Mágica está a 150 metros da praia, possui seis suítes e um chalé. Você pode alugar sua barraca no local, caso não tenha uma. Eles também têm um banheiro feminino e um masculino, lavanderia, área para refeição e servem café da manhã.

Leia também:  Experiências únicas na Chapada dos Veadeiros

Taipu de Fora é a grande atração de Maraú, com mais de 7 km de extensão, coqueiros gigantes, recifes de corais e areia clara.

4. Cumuruxatiba (BA)

Cumuruxatiba, distrito do município de Prado, é outra opção de camping no estado da Bahia. Localizado na Costa das Baleias, o vilarejo é bem rústico e a natureza é protagonista. Boa parte das praias é emoldurada por falésias e coqueirais e entrecortada por riozinhos.

Escolha uma das praias desertas de Cumuru e monte sua barraca. A Praia do Píer é perfeita para acampar e passar o dia nela vai te fazer se sentir num filme, afinal, a vila tem pouco mais de 4 mil habitantes e é bastante tranquila.

Para quem preferir um pouco mais de conforto, o Camping Aldeia da Lua é o mais bem estruturado da vila. Ele fica de frente para a Praia do Píer e, em feriados, por exemplo, a agitação é maior. Ainda assim o lugar é bastante sossegado.

A Barra do Cahy também é um convite a se desconectar do mundo. Considerada a primeira praia do Brasil, ela é uma excelente alternativa para banho e pesca e existe um restaurante no local.

5. Ilha do Mel (PR)

Suas ruas são, na verdade, trilhas de areia. Nada de carros circulando por lá. À noite, tenha em mãos uma lanterna, pois pode ser necessário. Assim é a mais famosa ilha do litoral paranaense, a Ilha do Mel, onde o acesso é feito somente de barco. Para muitos, é o melhor destino do sul do país e não é difícil justificar o motivo.

São 35 quilômetros só de praias. A maioria é selvagem, emoldurada pela Mata Atlântica e com características ímpares – Fortaleza é praticamente deserta, enquanto Encantadas é ponto de encontro do público mais jovem e Praia Grande atrai surfistas por conta das melhores ondas. 

Os campings, espalhados entre as principais vilas, são simples e oferecem apenas a estrutura básica para a estadia na Ilha do Mel. Dentre os mais conhecidos estão o Camping do Gaúcho e o Canto Verde Chalés e Camping.

6. Garopaba (SC)

Praia da Ferrugem é uma das mais bonitas e badaladas da pequena cidade de Garopaba, Santa Catarina. Na alta temporada, ela ganha vida ao receber muitos jovens em busca de diversão. Mas são os surfistas que dominam essa praia no restante do ano, já que ela tem as melhores ondas para a prática do esporte.

Uma das coisas mais legais para fazer na Praia da Ferrugem é acampar. Você pode montar sua barraca e ficar admirando suas águas azuis e areia branquinha. O lugar é paradisíaco.

Outra opção disponível é o Camping Carijós, a 500 metros da praia. O local conta com banheiros, churrasqueira e cozinha coletiva.

Leia também:  O que fazer em Ibiza?

Se tiver com tempo sobrando, vale dar uma esticadinha na viagem para conhecer a Praia do Rosa, a 30 minutos da Praia da Ferrugem.

Praias para acampar
Praias para acampar

Agora que você já conhece as melhores praias para acampar, uer aproveitar todas as experiências em sua viagem de uma forma completa, interessante e divertida? Chame um iFriend!

O iFriend é uma plataforma global que conecta turistas a moradores locais, chamados “iFriends”. A plataforma oferece roteiros personalizados, elaborados pelos próprios guias de maneira confiável e prática.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride!

O que achou?

Média / 5. Votos:

Comentar

Comentar

Que tal?