HomeGuia de viagem Brasília

Guia de viagem Brasília

Memorial JK
Você vai adorar conhecer Brasília neste guia completo!
0
(0)

No ano de 1960 nascia a cidade de Brasília, quando o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, teve a ideia de construir uma cidade planejada no meio do nada.

E assim nasceu Brasília, em pleno cerrado do Planalto Central, para ser a capital brasileira, com largas avenidas, imensos canteiros e jardins. Rica em arquitetura modernista, Brasília é uma cidade peculiar em todos os aspectos.Vocação Turística de Brasília

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Brasília é uma cidade muito interessante, e conta com a diversidade do Centro-Oeste, presente de uma forma incrível nos arredores de Brasília.

Por lá também é possível encontrar diversas opções de viagem para quem quer fazer algo diferente e próximo da cidade, seja em um rápido bate-volta ou para quem prefere se afastar  mais.

Veja também: Por que visitar Brasília?

O que fazer em Brasília?

Lago Paranoá
Lago Paranoá

Desfrute de momentos incríveis, todos os dias!

Localizada em uma região repleta de belezas naturais, e com a vasta vegetação do Cerrado brasileiro, cachoeiras espetaculares, animais silvestres e indescritíveis pores do sol já apreciados. E quem pensa que não, há sim, muito mais coisas para fazer em Brasília do que apreciar somente a arquitetura modernista ou saber mais a fundo da história brasileira.

Primeiro dia

Tome um belo café e parta em seguida para visitar a Torre de TV, no centro da cidade, com um imponente mirante de 75m de altura. Aproveite e já garanta aquelas fotos super instagramáveis que vão direto para as suas redes sociais. Depois dê um pulo para conhecer o artesanato local e as comidas típicas de várias partes do Brasil, na feirinha e aos pés da Torre. Aproveite para comprar as típicas flores secas do cerrado oferecidas em arranjos belíssimos, toalhas bordadas, roupas e enfeites para a casa. Logo depois, embarque no ônibus turístico (aqueles de dois andares que fazem city tour) e rode os principais pontos da cidade. Assim você já vai ter uma visão de tudo e ainda pode parar onde quiser para visitar com mais calma. Depois do almoço, aproveite para ir no Pontão, um grande parque, à beira do Lago, repleto de bares descolados, sorveterias, lanchonetes e restaurantes.

Segundo dia

Que tal acordar dando uma boa caminhada pelos parques da cidade. Comece pelo Parque Olhos d’água , no final da Asa Norte e no Parque da Cidade. Ambos têm espaço para caminhadas, ciclovias, lagos, área para pic-nic e muito mais. Depois vá até o Zoológico e de lá siga para o Jardim Botânico. E para fechar com chave de ouro, que tal um passeio de barco pelo Lago Paranoá, de onde será possível observar o pôr do Sol em Brasília, uma experiência fascinante e inesquecível?

Terceiro dia

Que tal começar o dia com um café da manhã em uma casa tipicamente francesa? Então siga para o Daniel Briand Pâtisserie, que tem delícias incríveis e mesas no jardim. Mas chegue cedo (por volta das 9h para pegar mesa) e ficar até perto do meio-dia. Faça a digestão desse belo café. Depois, siga para as igrejas, afinal, Brasília tem algumas das mais bonitas do país, como a Catedral de Brasília, no Eixo Monumental, bem na Esplanada dos Ministérios; o Santuário Dom Bosco, e a Igrejinha de N.S.de Fátima, cheia de afrescos. Mais tarde, visite mais feiras, que são o forte de Brasília! As mais conhecidas são a Feira da Torre, sobre a qual já falamos logo no início do post, a Feira dos Importados (antiga Feira do Paraguai) e a Feira do Guará (Guará é uma satélite que fica coladinha ao final da Asa Sul). Na primeira, você vai encontrar absolutamente de tudo: eletrônicos, comida, grãos, roupas, maquiagem, bolsas bacanas e outras de origem duvidosa, óculos de sol… Na Feira do Guará o forte são as roupas vindas de confecções goianas, mineiras e paulistas e muita comida, incluindo pescados frescos, carnes, hortaliças e produtos regionais nordestinos.

Veja também: o que fazer em Brasília

Destaques

Nascida em 1000 diasMulticulturalidade  Capital da Esperança
No meio do planalto central nasceu em 21 de abril de 1960, após cinco anos de obras incessantes, a capital do Brasil, Brasília. O projeto, criticado por uns e amado por muitos, teve a ousadia dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa e aprovado pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.Patrimônio Mundial pela Unesco, o complexo arquitetônico de Brasília teve a colaboração de inúmeros nordestinos, carioca, mineiros, gaúchos, mato-grossenses, paulistas, entre outros. Por isso, podemos dizer que a capital é multicultural e você pode sentir isso através de seu povo e seus inúmeros sabores.Brasília não possui esquinas, foi projetada desde o início, centro político e capital do país. O Parque da Cidade é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo, maior até que o famoso Central Park em Nova Iorque. Com tantos motivos, você deve conhecer a capital federal pelo menos uma vez na vida!

Quando visitar Brasília

Templo da Boa Vontade
Templo da Boa Vontade

Estações mais secas são as melhores para conhecer a capital federal.

O clima de Brasília pode ser definido em duas estações: O período de chuvas e o período de seca.

A estação seca acontece entre maio e setembro e o começo dela pode ser considerado a melhor época para uma visita à cidade. Isso porque as chuvas apenas diminuíram e as temperaturas estão amenas, nada tão difícil de lidar.

Brasília tem dois períodos de clima bem distintos ao longo do ano.

Entre os meses de maio e setembro, a cidade passa por período de estiagem e praticamente não há ocorrência de chuvas. Já no período de outubro a março, Brasília sofre com intensas chuvas e temporais capazes de alagar muitas ruas.

Alta temporada

  • Prós – A cidade fica mais agitada, a noite mais divertida e animada. Praticamente todas as opções gastronômicas estão abertas, bem como os pontos turísticos.
  • Contras – Quem visitar a cidade nesta época, não deixe de fazer reservas com antecedência, especialmente dos hotéis, que são escassos na área mais interessante da cidade. É possível que os alguns pontos turísticos e restaurantes também estejam cheios

Baixa Temporada

  • Prós – Com menos pessoas transitando pela cidade, é mais fácil e agradável conhecer os pontos turísticos – todos os que você puder! Além de achar opções de pousadas e voos mais em conta. 
  • Contras – Menos opções de atrações turísticas. Existem eventos e alguns pontos de interesse turísticos que só rolam durante a alta temporada.

Veja também: Quando visitar Brasília?

Gastronomia em Brasília

Conheça a maravilhosa cozinha multicultural!

Com o terceiro maior polo gastronômico do país, Brasília é um convite aos amantes da boa comida.

São mais de 80 embaixadas do mundo e imigrantes de todas as regiões do Brasil que dão sabor à culinária local – uma capital multicultural pede uma cozinha internacional, plural. Assim, você pode aproveitar sua viagem para Brasília e fazer um verdadeiro tour gastronômico.

Comer por lá não é dos programas mais baratos, mas sem dúvida, será uma experiência gastronômica ímpar!

Restaurantes em Brasília:

  • Taypá – St. de Habitações Individuais Sul QI 17 BI.G, Lj.208 – Lago Sul
  • Southside – CLS 407, bloco B Loja 32, SHCS
  • Rubaiyat Brasília – 1 Esportivo Sul, St. de Clubes Esportivos Sul
  • New Koto – Asa Sul Comércio Local Sul 212 BL C LOJA 20 – Asa Sul
  • Asa Gaúcha Restaurante – SCLRN SHCGN 709 Bl. L, s/n – Lj 56 – Asa Norte
  • Lake’s Restaurante Asa Sul: Grelhados, Frutos do Mar – SHCS CL 402 Bloco C Loja 15, SHCS,
  • Mangai – St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Lote 2 – Asa Sul
  • Trattoria da Rosário: Restaurante Italiano – 213/215 Edifício Fashion Park Bl. H, s/n.

Veja também: Restaurantes em Brasília

Pontos Turísticos de Brasília

Palácio do Planalto
Palácio do Planalto

Uma cidade múltipla que merece sua visita

Há diversas atrações para quem visita a capital do país. As principais são prédios do governo, museus e monumentos – é a cidade com maior número de projetos urbanísticos projetados por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa – o complexo arquitetônico é tão valioso e incomum que a Unesco colocou Brasília como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1967.

O que muita gente não sabe é que Brasília também tem passeios imperdíveis ao ar livre em parques e áreas verdes.

Confira os principais pontos turísticos para aproveitar bastante sua estadia!

  • Palácio do Planalto – O ponto mais importante da cidade é a Praça dos Três Poderes, onde estão os três principais prédios governamentais do Brasil: o prédio do Supremo Tribunal Federal, que representa o poder judiciário, o Congresso Nacional, que representa o poder legislativo, e o Palácio do Planalto, sede do poder executivo. O Palácio do Planalto é o local de trabalho do presidente do país. Idealizado por Oscar Niemeyer, o prédio possui um desenho leve e horizontalizado, com oito colunas na fachada da frente e na de trás, que sustentam o teto. A visita guiada é uma das mais concorridas da capital e deve ser agendada com antecedência.  
  • Congresso Nacional – Símbolo de Brasília, o Congresso Nacional abriga o Senado e a Câmara dos Deputados. Projetado por Oscar Niemeyer, é considerado uma obra prima da arquitetura. Ele é composto por três partes: o prédio principal, as duas cúpulas, popularmente conhecidas como os “pratos”, e as duas torres ao fundo.
  • Catedral Metropolitana de Brasília – Igreja mais famosa de Brasília, a Catedral é um dos templos católicos mais visitados devido à sua arquitetura arrojada. Uma curiosidade é que a cruz localizada acima da igreja foi abençoada por Paulo VI. Lá dentro, o turista vai apreciar obras de Di Cavalcanti e os anjos de Ceschiatti e Dante.
  • Templo da Boa Vontade – Em forma de pirâmide, o Templo da Boa Vontade chama bastante atenção de peregrinos e turistas de várias partes do mundo – mantém as portas abertas a todas as pessoas interessadas em usufruir de sua tranquilidade e de seu ideal ecumênico.
  • Lago Paranoá – Um dos cartões-postais da capital, o Lago Paranoá é um lago artificial que se tornou um dos lugares mais bonitos da cidade. Um programa bem legal para fazer em Brasília é um passeio na orla do lago, muito frequentado, aliás, por praticantes de esportes náuticos. A Ponte JK atravessa o lago, dando mais beleza ao local.
  • Parque Nacional de Brasília – Também conhecido como “Água Mineral”, o Parque Nacional de Brasília possui piscinas naturais abastecidas com água corrente para os visitantes se refrescarem no calor. Localizado a 10 Km do centro da cidade, o parque também conta com duas trilhas leves: a da Capivara e a do Cristal Água. Além disso, há diversas espécies de animais pelo local para serem contempladas pelos turistas.
  • Memorial Juscelino Kubitschek – Inaugurado em 1981, cinco anos após a morte do presidente Juscelino Kubitschek, o Memorial JK é um dos monumentos mais icônicos de Brasília. A principal parte do memorial é a grande torre, de quase 30 metros de altura, no topo da qual há uma estátua de Juscelino. O ambiente interno do museu oferece ao visitante a possibilidade de interagir com conteúdos de multimídia sobre a história do presidente e a construção da capital em apenas mil dias.
  • Espaço Lúcio Costa – Um dos principais museus da cidade, o Espaço Lúcio Costa fica também na Praça dos Três Poderes, num espaço subterrâneo. O museu foi criado para homenagear Lúcio Costa, autor do projeto urbanístico da cidade. Por lá, você vai poder ver os croquis originais, os desenhos feitos pelo urbanista enquanto ele desenvolvia seu grande projeto. Há ainda uma grande maquete da capital, em que você vai poder ver, em miniatura, os lugares que verá ao vivo.
  • Museu Nacional da República – Mais uma obra de Niemeyer, o Museu Nacional da República tem o mesmo formato da cúpula do Senado, no Congresso Nacional, aquele prato virado para baixo que vimos anteriormente. Dizem que sua forma lembra muito uma nave espacial. Inaugurado em 2006, o espaço não possui um acervo fixo, mas é usado exclusivamente para exposições temporárias, dos segmentos de arte, cultura e história.
  • Torre de TV – A Torre de TV é a construção mais alta da Brasília e uma das mais altas do país, com 224 metros de altura. Do deck de observação (onde se chega de elevador), com 75 metros de altura, é possível avistar praticamente todo o Eixo Monumental, bem como grande parte dos pontos turísticos da cidade. Para conseguir vistas ainda mais amplas, basta continuar subindo as escadas da torre. Ao pé da torre funciona uma feira de artesanato e comida, com botequins que servem pratos típicos de várias regiões brasileiras.
  • Parque da Cidade – Além de ser o maior parque urbano de Brasília, o Parque da Cidade é um dos mais extensos do mundo, superando de longe até o Central Park, de Nova Iorque. Ou seja, esse é um ponto turístico que merece e muito uma parada no seu circuito. Muito frequentado pelos moradores, o parque também é bastante procurado por turistas que querem aproveitar a cidade como um local. Possui quilômetros de pistas de caminhada e ciclovias, lago artificial, brinquedos para crianças, restaurantes e bares e, é claro, as áreas mais arborizadas da capital.

Veja também: Pontos Turísticos em Brasília

Parque da Cidade de Brasília
Parque da Cidade de Brasília

iFriend em Brasília

Agora que você já conhece os pontos turísticos de Brasília, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Os iFriends Luiz, Maria Izabel e Christopher farão com que você tenha experiências únicas em Brasília.

Descubra Brasília e viva os melhores momentos!

Por que um iFriend?

O iFriend permite que você conheça a cidade que está visitando do ponto de vista local. Com a empresa iFriend, você otimiza seu tempo e aproveita as melhores coisas para fazer, especialmente lugares únicos que só os locais conhecem.

Além disso, você estará apoiando uma variedade de comunidades ao redor do mundo, especialmente estudantes universitários, aposentados, educadores e profissionais de turismo.

Congresso Nacional
Congresso Nacional

Brasília, a Capital Federal, espera a sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride. 

O que achou?

Média 0 / 5. Votos: 0

Que tal?