HomeGuia de viagem Cancún

Guia de viagem Cancún

cancun-mexico-ifriend
Você vai adorar conhecer Cancún neste guia completo!
0
(0)

Cancún é uma cidade mexicana situada no estado de Quintana Roo, na Península de Yucatã, na costa do Mar do Caribe. O destino é muito conhecido por suas praias, seus vários resorts e sua vida noturna.

Histórico de Cancún

Cancún tem uma história recente, que começa no século XX. Tudo inicia quando o governo do México decide criar uma área turística num local que era uma ilha desabitada, cuja pequena população eventual se dedicava ao cultivo de cocos.  A única coisa que, há 60 anos, havia no local onde hoje é Cancún eram vestígios do Império Maia.

Cancún era praticamente uma ilha deserta com a curiosa forma que lembra o número sete. A história mudou no final dos anos 1960, quando o governo do México criou um fundo de fomento ao turismo pensando no potencial de desenvolvimento desse setor. Esse fundo deu origem à atual Cancún. Obras de infraestrutura iniciadas nos anos 1970 deram à região as condições para a construção de uma área de hotéis em um fio de terra de cerca de 20 quilômetros, conhecida hoje como Zona Hoteleira.

O nome da ilha vem do dialeto maia e significa ninho de serpentes. Os maias habitaram durante séculos regiões vizinhas a Cancún, situadas no estado mexicano de Quintana Roo. São poucos os registros históricos dessas terras, mas sabe-se que a Península de Yucatán, onde Cancún está localizada, foi descoberta em 1517 pelo navegador espanhol Francisco Hernández de Córdoba.

Nos anos 70 e 80, a região de Cancún que conhecemos nos dias de hoje foi tomando forma com a construção dos primeiros hotéis por parte do governo do México.  A partir dos anos 80, veio o boom da cidade, a explosão do lugar a nível turístico, com uma população que, em poucos anos, se multiplicou, chegando de lugares como, principalmente, a Península de Yucatán, mas também do resto do país, bem como de outros lugares da América Latina e da Europa.

Por que visitar Cancún?

Praia privativa em Cancún

O balneário mexicano é um dos destinos mais badalados do mundo

Não somente um dos destinos mais famosos do México, Cancún é ainda um dos centros turísticos mais importantes e visitados do mundo. Motivos não faltam para isso. Além do incrível mar caribenho, a cidade abriga praias de uma infraestrutura excelente, paisagens com flores exóticas, como os flamboyanes, e uma fauna fascinante, da qual fazem parte as pré-históricas iguanas.

Cancún satisfaz até o estilo de vida mais exigente. Tem atrações para todos os gostos e idades. A cidade ostenta desde campos de golfe a florestas para caminhadas e muitas aventuras, além de incríveis arrecifes de coral, perfeitos para a prática de snorkel e mergulhos. Sem falar nos nados com os adoráveis golfinhos, leões-marinhos, tartarugas, entre outros deslumbrantes animais. Porém, se você quiser apenas relaxar em uma praia enquanto pega um bronzeado, Cancún é o lugar.

Para partir para o paraíso caribenho, há voos de várias companhias aéreas dos mais diversos países para o Aeroporto Internacional de Cancun (CUN), que fica a 16 Km da cidade.

Em Cancún utiliza-se o peso mexicano e é possível encontrar a moeda nas casas de câmbio do Brasil. Em solo mexicano, o visitante irá encontrar melhores cotações em bancos e casas de câmbio na Zona Hoteleira. O dólar também é bem aceito, mas o troco é devolvido em moeda mexicana.

Cancún é uma cidade grande, com hotéis variados e espalhados por diferentes áreas. Mas é na Zona Hoteleira que se concentra o forte do turismo, com enormes hotéis, shoppings, além do mar paradisíaco. Hospedar-se no centro da cidade é mais barato, mas quem fica no centro não conta com o visual do mar, pelo contrário, o cenário é de um destino simples. Sendo assim, nossa dica é ficar em um hotel na Zona Hoteleira, onde há acomodações com muitos quartos, vista para o mar e fácil acesso aos restaurantes, bares e lojas.

O que fazer em Cancún?

Pirâmide de Kukulkán, Chichén Itzá

Roteiro de três dias no paraíso caribenho

Cancún é um dos destinos mais completos do Caribe, perfeito tanto para o lazer quanto para o descanso. Tem inúmeras opções de diversão e cultura, sem contar com o mar caribenho em tons variados de azul.

Confira, a seguir, o que fazer em Cancún em três dias!

Primeiro dia

No primeiro dia na cidade, aproveite para curtir o sol e o mar. A praia Delfines é uma excelente opção, pois é uma praia pública na Zona Hoteleira. Antes de voltar para o hotel, visite o sítio arqueológico El Rey, o mais importante de Cancún e um dos mais visitados também.

A noite pode ser reservada para conhecer a vida noturna de Cancún. No Boulevard Kukulcan, há uma infinidade de locais para conhecer, inclusive é onde se concentram os melhores restaurantes da cidade.

Segundo dia

Neste dia, visite o sítio arqueológico de Chichén Itzá. Devido ao tamanho desse lugar fantástico, provavelmente o passeio irá ocupar o dia inteiro. Mais que um sítio arqueológico, Chichén Itzá é uma cidade, por isso, vista roupas confortáveis e vá preparado para passar muitas horas no local. 

À noite, que tal cair numa balada? O Coco Bongo é a casa noturna mais famosa de Cancún, conhecida por seus acrobatas de primeira qualidade, excelente música e uma grande variedade de bebidas e coquetéis.

Terceiro dia

No seu terceiro dia, reserve a manhã para curtir a bela praia Chac-Mool, situada no coração da Zona Hoteleira. Ela é uma boa opção para o turista que não abre mão de calmaria, pois está longe de ser uma praia lotada. Sua infraestrutura é bem simples, mas ainda é possível alugar equipamentos para praticar esportes aquáticos.

À tarde, você irá conhecer o centrinho de Cancún, onde existem várias coisas interessantes e bonitas para se ver.

No centro, há vários shoppings (plazas) muito legais para se conhecer e fazer compras, sendo duas delas plazas comerciais muito charmosas: a Plaza Malecón de Cancún e Plaza Malecón las Américas.

Outro local que não pode deixar de ser visitado no centrinho é o Mercado 28, point do artesanato e local ideal para comprar lembrancinhas do México.

Quando visitar Cancún?

Centro da cidade

Cancún tem clima agradável o ano inteiro

O período entre dezembro e fevereiro é considerado alta temporada em Cancún. Tem menos chuvas, mais turistas e preços mais salgados. Entre março e abril também há bastante gente na cidade, já que esses meses fazem parte do spring break, recesso que ocorre em muitos países do hemisfério Norte e que leva grupos e mais grupos de jovens americanos a Cancún. Se você quer sossego, evite esse período; se seu negócio é badalação e fazer novas amizades, essa é a época certa.

A temperatura da cidade é agradável o ano todo, com média de 27ºC ao longo do ano, variando entre médias de 29ºC no verão e 24ºC no inverno, ou seja, a temperatura não muda muito entre as estações. A água também mantém o mesmo padrão, com uma temperatura “morninha”, sem muita alteração.

Lembrando que, em Cancún, as estações são invertidas quando comparamos com o mesmo período no Brasil. Portanto, quando aqui é verão, lá é inverno e vice-versa. No inverno de Cancún (dezembro, janeiro, fevereiro) o dia é quente e as noites, mais frescas, mas não são frias. No verão (junho, julho, agosto) ou próximo dele, faz bastante calor durante o dia e à noite um pouco menos. Aliás, julho e agosto também são considerados meses de alta temporada por conta das férias escolares.

Quanto às chuvas, elas podem ocorrer ao longo de todo o ano em Cancún, mas o período mais chuvoso é entre os meses de setembro e outubro. Outro fator que se deve levar em consideração em uma viagem à Cancún é a temporada de furacões no Caribe. Em Cancún, vai do início de junho ao final de novembro, mas os meses em que a região pode sofrer mais são, principalmente, setembro a outubro. Isso não quer dizer que haverá um furacão na cidade, mas é melhor fugir de Cancún nesses dois meses.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais cheia, com mais opções de entretenimento. Para quem quer badalar e conhecer gente nova, é o período ideal.  
  • Contras – Os preços praticados na cidade ficam acima do normal. Para quem busca sossego, melhor não viajar na alta temporada, pois a cidade fica lotada de turistas.

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade tem menor fluxo de turistas e os preços praticados são mais convidativos. Fica mais fácil encontrar praias mais vazias e não disputar espaço com outras pessoas.  
  • Contras – A baixa temporada compreende o período mais chuvoso e também a temporada de furacões. Para quem busca bastante agito, o ideal é ir na alta temporada.

Praias em Cancún

Playa Chac-Mool.
Foto: Flickr

As praias são o cartão-postal de Cancún

Cancún não deixa nada a desejar quando o assunto é praia. Como bom destino caribenho, suas águas cristalinas com coloração meio azul turquesa, meio verde-água, além da areia fininha, formam uma paisagem que deixa qualquer viajante boquiaberto.

Muitas pessoas que viajam para Cancún tem dúvidas sobre quais são as praias públicas da cidade. Em grande parte da orla, o acesso à praia fica obstruído por causa dos hotéis, mas a cidade tem também praias públicas que costumam ser usadas por quem está hospedado no centro, por aqueles que desejam variar e conhecer outras praias ou pelos próprios mexicanos quando querem curtir o mar. 

Veja as nossas sugestões de praias em Cancún!

  • Playa Delfines É uma das praias públicas mais famosas de Cancún. O local tem um mirante com uma vista linda que vale a visita. Essa praia, que tem ondas mais agitadas, é usada para praticar esportes e por moradores locais que desejam curtir um dia de sol.
  • Playa Tortugas – É uma praia pequena, com um mar bem tranquilo. Fica próxima a bares e tem a areia tomada por espreguiçadeiras – ela é uma das melhores opções de praia para quem se hospeda no centro e não quer deixar de aproveitar o mar. Dessa praia partem barcos que vão para Isla Mujeres, por isso o local sempre tem movimento.
  • Playa Forum – É a praia mais badalada de Cancún devido à proximidade a casas noturnas e clubes de praia.Conhecida também como Playa Gaviota Azul, essa praia pública tem bastante infraestrutura nos arredores para receber visitantes.
  • Playa Ballenas – É uma praia ideal para a prática de esportes náuticos, pois está localizada em mar aberto. É preciso atenção aos sinais de alerta do pessoal de segurança porque as correntes nela são geralmente muito fortes durante todo o ano. A Playa Ballenas tem um espaço mais tranquilo para quem prefere passar o dia bem sossegado.
  • Playa Chac-Mool – Essa praia é uma das praias públicas de Cancún visitada por quem busca tranquilidade e um trecho da praia que não tenha muita gente. A entrada da praia fica escondida, entre alguns hotéis próximos do Señor Frog’s, mas a vista do mar vale muito a pena.
  • Playa Linda – Muito visitada por turistas, é considerada a mais bela da cidade. Nela, há o encontro do mar com a lagoa, deixando a água do mar esverdeada.Um passeio imperdível é a La Torre Cancun, que é a famosa torre giratória situada na praia. Ao subir a torre você encontra uma fascinante paisagem de Cancún e das outras praias. O local fica na Zona Hoteleira e possui estacionamento.

Ecoturismo em Cancún

Parque Xcaret

Lugar certo para viver aventuras inesquecíveis

Cancún, além de ser um destino perfeito para quem quer relaxar, também é o local certo para curtir aventuras inesquecíveis. Além das incríveis praias do Caribe, a região possui vida vegetal e animal abundantes, tanto na terra quanto no mar.

Os parques e resorts são os principais atrativos da região de Quintana Roo, no México. Nos arredores de Cancún há opções imperdíveis, que atraem os turistas em busca de adrenalina. Difícil vai ser escolher uma só.

  • Parque Xcaret – O Parque Xcaret é um parque temático ecológico situado na Riviera Maya, 75 km ao sul de Cancún. Nele você encontra de tudo um pouco, entre mais de 50 atrações, como exploração de selva por passagens secretas, trilhas, nados em rios subterrâneos, mergulhos com snorkel e shows culturais. É possível ainda ver onças, tartarugas-marinhas, flamingos, macacos e outras espécies de animais exóticos.
  • Parque Xplor – Localizado em região próxima à Playa del Carmen, o Xplor é um parquede aventura selvagem com tirolesa, veículos anfíbios, rafting e rios subterrâneos. Uma das atrações do parque é o nado no rio de lava, que dá a sensação de estar mergulhando no centro de um vulcão.
  • Parque Xel-Há – O Xel-Há é um parque ecológico situado no estado de Quintana Roo, México. É caracterizado por uma calheta na qual a água de um rio se une ao mar do Caribe, formando um espaço apropriado para a convivência de 70 espécies marinhas e de água doce. Por essa razão, o Xel-Há é conhecido como um dos maiores aquários naturais do mundo, sendo o lugar perfeito para praticar snorkeling em meio aos peixes tropicais coloridos.
  • Parque Xenses O Xenses oferece mais de 15 atividades que fazem uma viagem fantástica pelo ar, terra e água. Nele, você descobrirá trocadilhos visuais e ilusões de ótica, diferentes ecossistemas, a liberdade de voar no ar, a adrenalina de escorregar na água refrescante e ter momentos de relaxamento e purificação em um spa natural. A entrada do parque fica junto do complexo Xcaret e Xplor.
  • Mergulho – Cancún possui um mar perfeito para a prática do mergulho, com cavernas submersas e museus subaquáticos, como o MUSA, o maior do gênero no mundo. São mais de 500 estátuas em tamanho real para apreciação. Mergulhos noturnos com snorkel ou tanque de oxigênio também podem ser feitos. A ilha de Cozumel, por exemplo, possui arrecifes maravilhosos, sendo a segunda maior barreira de coral do mundo.

Caso queira mergulhar com os golfinhos, ou até mesmo com os enormes e dóceis tubarões baleia, saiba que o ecoturismo em Cancún também oferece essas oportunidades.

O ecoturismo em Cancún se espalha também pelos diversos clubes de praia existentes, onde o snorkeling e até mesmo os passeios de caiaque são oferecidos aos turistas.

  • Passeios de barco – Os passeios de barco são comuns em Cancún e você pode optar pelos tours tradicionais ou por alugar uma lancha e curtir só com o seu grupo. Existem diversos passeios diferentes a serem feitos nas águas azuladas do mar de Cancún ou na Lagoa Nichupté, que fica no meio da Zona Hoteleira. De alguns pontos da Zona Hoteleira, partem barcos para a Isla Mujeres, uma ilha próxima a Cancún – um passeio bastante procurado por turistas.

Gastronomia em Cancún

Guacamole – Gastronomia em Cancún

Guacamole, tacos e burritos são uma boa pedida durante suas férias na cidade

Experimentar a culinária mexicana é um dos atrativos para quem viaja para Cancún. Abacate, pimenta, salada, carne e feijão. Esses são apenas alguns ingredientes comuns na hora de montar um prato típico na região.

O balneário tem uma enorme variedade de restaurantes que servem comida local, mas também há grande oferta de culinária internacional e, como não poderia deixar de ser, ótimos pratos feitos com peixes e frutos do mar.

Para gastar menos, a dica é procurar os restaurantes do centro de Cancún (muito mais frequentados pelos nativos que por turistas). Já na Zona Hoteleira, predominam os restaurantes cujos preços variam entre o razoável e o muito caro.

O guacamole, os tacos de pescado (tacos de peixe), os burritos e a sopa de lima são alguns dos pratos tradicionais que você pode provar nesta viagem.

Restaurantes em Cancún

  • Taqueria Coapenitos – Av Carlos Nader 25, Bancos
  • Loncheria El Poncito – Norte Lte 23, Centro
  • The Surfin Burrito Kukulkan, Km 9.5, Zona Hoteleira
  • Navios Fusion Mexican Food – Kukulkan, Km 19.5, Zona Hoteleira
  • Flamingos Seafood Kitchen – Puerto Juarez, Km 3.5
  • Rosa Negra Kukulkan, Km 15, Zona Hoteleira
  • Casitas – Rtno. del Rey 36, Zona Hoteleira
  • Porfirio’s Cancún Kukulkan, Km 1, Zona Hoteleira
  • Hanaichi Kukulkan, Km 9, Zona Hoteleira
  • Yamamoto Av Uxmal 31, Centro

Hotelaria em Cancún

Cancún é bastante famosa pelos seus resorts luxuosos all inclusive

O balneário oferece excelentes hotéis e resorts

Cancún está dividida basicamente em duas partes: o Centro e a Zona Hoteleira. A maioria dos turistas se hospeda na Zona Hoteleira, uma área com um formato parecido com o número sete, que está cercada pelo mar de um lado e, do outro, pela Lagoa Nichupté. É lá que está a infraestrutura luxuosa, com praias exclusivas, grandes lojas, shoppings, casas noturnas e restaurantes badalados.

Já no centro de Cancún é onde você poderá ter contato direto com a rotina dos mexicanos, sentir o ritmo da cidade e conhecer os parques, praças e mercados mais antigos da região. Além disso, você pode visitar praias públicas incríveis, que têm uma pegada completamente diferente das praias dos hotéis. E não se preocupe, pois se você ficar no centro de Cancún, nada te impedirá de aproveitar as comodidades e a vida noturna da Zona Hoteleira.

Cancún é bastante conhecida pelos seus resorts luxuosos all inclusive. Vale lembrar que essa opção vale mais a pena para quem deseja passar o dia no hotel e na praia dele. Para quem pretende curtir uma outra programação, fazendo passeios e visitando pontos turísticos, o ideal é se acomodar em um hotel convencional.

Hotelaria em Cancún

  • Occidental Costa Cancun – Kukulkan, Km 4.5, Zona Hoteleira
  • JW Marriott Cancun Resort & Spa – Kukulkan, Km 14.5, Zona Hoteleira
  • The Royal Islander – Kukulkan, Km 17.5, Zona Hoteleira
  • Ibis Cancun Centro – Av Tulum y Nichupte Supermanzana 11 M2 L3
  • Hotel Margaritas – Av Carlos Nader 3, lote 1 a, Bancos, Centro
  • Los Girasoles – Calle Piña # 20, 25 Centro

Passeios em Cancún

El Ray Zona Arqueológica

Saiba quais são as atrações imperdíveis

Cancún é um destino para quem curte praias, sol, história, gastronomia, compras, parques e vida noturna. É um lugar para ir com amigos, com a família ou em uma viagem romântica, inclusive uma lua de mel. É possível passar vários dias na cidade e a cada dia fazer um programa diferente.

Para te ajudar, fizemos uma lista com os melhores passeios em Cancún!

  • Chichén Itzá – O sítio arqueológico Chichén Itzá, uma das maravilhas do mundo moderno, é um dos passeios mais requisitados em Cancún. Chichén, um dos mais importantes centros políticos e religiosos dos maias, é uma zona arqueológica para aventureiros e interessados em história em geral nenhum botar defeito. Suas ruínas reúnem construções surpreendentes, entre elas a famosa Pirâmide de Kukulcán.
  • El Rey Zona Arqueológica – El Rey é um sítio arqueológico da cultura maia pré-colombiana, localizada a extremo sul da Zona Hoteleira. O local é tudo o que restou de uma antiga cidade maia, abandonada após a chegada dos colonizadores espanhóis.

No topo da estrutura mais alta, você encontrará um templo maia, além da tumba de uma importante figura daquela civilização. Algumas paredes de pedras do sítio ainda exibem pinturas antigas. Mas a atração mais inesperada de El Rey é a enorme colônia de iguanas que habita suas ruínas. As iguanas se acostumaram com a presença humana e não se assustam com as pessoas.

  • Mercado 28 – Se você quer comprar artesanato em Cancún, esse é o lugar. O Mercado 28 tem uma variedade muito grande de lojinhas, que vendem desde louças pintadas a roupas. O local também conta com barracas de comidas. O que é um pouco chato por lá é o assédio dos vendedores, porém, fica mais fácil pechinchar. Mas fique atento! Não se deixe levar por pequenos mercados que se intitulam “Mercado 28” para enganar turistas desavisados – o Mercado 28 original é enorme.
  • Plaza Las Americas – Para quem gosta de shoppings como os do Brasil, gigantes e com um pouco de tudo, o Plaza Las Americas é perfeito. O shopping fica no centro de Cancún, por isso é mais visitado pelos moradores da cidade do que pelos turistas, e tem desde lojas locais a lojas de grifes internacionais.
  • Plaza Kukulcán – Situado na Zona Hoteleira, o shopping se destaca por ser um grande projeto arquitetônico. Por lá você encontrará vários estabelecimentos, entre lojas e opções gastronômicas, boutiques e muito mais. Dentre os principais diferenciais deste shopping, o que se destaca é o fato dele ser o lar de uma enorme galeria, chamada Luxury Avenue, na qual estão as marcas mais famosas internacionalmente.
  • La Isla – La Isla é um shopping ao ar livre e uma das opções mais procuradas em Cancún para fazer compras e passear. O lugar tem bons restaurantes e bares, além de lojas de esporte, roupas, artesanato mexicano, lojas de departamento, eletrônicos, perfumes etc. Uma galeria do shopping tem luxuosas lojas como Prada, Louis Vuitton e Carolina Herrera.
  • Tulum – Tulum é uma cidade perfeita para curtir as férias com tranquilidade, sem a badalação da vizinha Cancún. O lugar, de ritmo mais pacato, é procurado por muitas celebridades e chama atenção por sua exclusividade. 

Quem quiser incluir este belo destino no roteiro pelo Caribe mexicano, mas está com o tempo curto, consegue fazer um passeio no esquema bate-volta desde Cancún. O dia é intenso, mas inclui na programação a grande atração de Tulum: as Ruínas Maias que tem como pano de fundo o mar azul do caribe.

Quanto custa viajar para Cancún?

Cancún: Caribe Mexicano

Embarque na sua viagem dos sonhos

Cancún é uma cidade mexicana situada no estado de Quintana Roo, na Península de Yucatã, na costa do Mar do Caribe. Cancún está localizada a 60 Km de Playa del Carmen e 130 Km de Tulum.

Aeroporto Internacional de Cancún fica a cerca de 16 Km da Zona Hoteleira. Diversas companhias aéreas voam do Brasil para lá. Na alta temporada, costuma haver fretamentos de voos diretos.

Os hotéis normalmente organizam transfers para ir e vir. Também há ampla oferta de vans e táxis com preços tabelados no aeroporto. Os ônibus públicos levam do aeroporto ao centro de Cancún.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 1.829,00 e São Paulo R$ 1.790,00
  • Aluguel de carro – Categoria econômica Hatch R$ 99,00 a diária / veículos SUV R$ 184,97 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias)
  • Passeios – Os valores dos passeios variam muito. Um tour para o Chichén Itzá com ingresso, guia, transporte, café da manhã e parada na cidade colonial de Valladolid fica em torno de R$ 540,00 por pessoa. Já o passeio de catamarã para a Isla Mujeres com almoço e open bar fica entre R$ 210,00 e R$ 250,00.
  • Hospedagens – Os preços dos hotéis e resorts variam muito de acordo com a época do ano (se é alta ou baixa temporada). Numa viagem de 6 noites, os gastos com hospedagem podem variar de R$350,00 a R$ 4.800,00 (na baixa temporada) por pessoa de acordo com o tipo de acomodação.

O tempo ideal para conhecer Cancún é de seis dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de seis dias para a cidade é necessário ter, em média, R$ 4.900,00 a R$ 6.500,00, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer alguns passeios legais, se alimentar bem e se hospedar em um hotel 3 estrelas.

iFriend: Guia de viagem Cancún

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Cancún e divirta-se!

Cancún, o paraíso de águas azuis, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média 0 / 5. Votos: 0

Que tal?