HomeGuia de viagem Tulum

Guia de viagem Tulum

Templo Tulum
Você vai adorar conhecer Tulum neste guia completo!
0
(0)

Tulum é uma cidade a sudeste do México, no estado de Quintana Roo, numa região conhecida como Riviera Maya, e a zona arqueológica de mesmo nome é banhada pelo mar do Caribe.

Talvez por sua localização privilegiada (perto de Playa del Carmen e Cancun), Tulum é o terceiro sítio arqueológico mais visitado do país.

O sítio arqueológico de Tulum corresponde a uma antiga cidade muralhada maia. A fundação desta cidade parece remontar ao ano 564 segundo algumas inscrições encontradas.

A cidade de Cobá, cujo apogeu ocorreu por volta de 650, utilizava Tulum como porto de pesca e talvez como porto comercial, para as trocas efetuadas com as cidades da região. Apesar de alguns vestígios que remontam ao período clássico maia, a grande maioria deles é do período pós-clássico tardio, 1300 anos atrás. Afrescos encontrados em alguns dos edifícios sugerem uma influência mixteca.

Tulum permanecia habitada até a chegada dos conquistadores espanhóis, mas foi abandonada durante o século XVI. Esta cidade era designada pelos maias pelo nome de Zamá, que significa cidade da aurora. Tulum é também uma palavra maia para barreira ou parede, o que se entende facilmente pois a cidade é rodeada de espessa muralha protetora.

A antiga cidade tinha cerca de cinquenta construções, entre edifícios governamentais, residenciais e religiosos. Nela vivia apenas a alta sociedade, pessoas importantes como astrônomos, matemáticos, engenheiros, ou seja, a elite da civilização. As pessoas do baixo clero viviam fora dos limites da cidade. A muralha que a rodeia servia não só para proteção, mas também para enfatizar a divisão das classes sociais.

Por que visitar Tulum?

Gran Cenote Tulum
Gran Cenote Tulum

Praia, badalação e muito mais você encontra em Tulum!

Tulum é o destino mexicano tendência do momento. Com mais de 30 mil habitantes, a cidade possui praias paradisíacas, acompanhadas por uma estrutura hoteleira bem preparada para receber visitantes e ruas com bons restaurantes.

O destino, que vem se tornando cada vez mais popular, é perfeito para quem busca contato com a natureza, tranquilidade e praias com pouco movimento, diferente de suas vizinhas mais badaladas – Cancún está a cerca de 130 km e Playa del Carmen, a 64 km.

A cidade tem basicamente duas áreas: uma área central onde vivem os moradores, chamada Tulum Pueblo, e uma área ao longo do litoral, que é a zona hoteleira e turística, onde se concentra a maior parte dos hotéis e restaurantes.

Tulum é relativamente pequena e sua zona hoteleira pode ser percorrida a pé ou de bicicleta. No entanto, há atrações afastadas e a melhor forma de chegar até elas é de carro. Há táxis pela região, mas recomendamos alugar um carro para ter mais conforto e autonomia durante os passeios.

Uma outra dica é ter sempre pesos mexicanos consigo. É comum o comércio aceitar dólares americanos, porém, o troco é dado em pesos e nem sempre a taxa de câmbio utilizada pelo comércio é vantajosa para o cliente.

Agora que você já conhece um pouco sobre Tulum, comece a se planejar, pois não é um destino econômico, inclusive é mais caro do que Cancún e Playa del Carmen. Se organize, pesquise preços com antecedência, que vai valer a pena viajar para a cidade mais intrigante do México.

Veja também: Por que visitar Tulum?

O que fazer em Tulum

Por do sol em Tulum
Por do sol em Tulum

Tulum é linda e espera por você!

Para desfrutar desse recanto bem original na Riviera Maya, a equipe do iFriend montou um roteiro de três dias com tudo que você tem direito. Preparado para conhecer um destino com praias, cenotes, ruínas, reservas, beach clubs, guacas e burritos de dar água na boca?

Ah, e de quebra você ainda pode encontrar alguma celebridade por lá, afinal, muitos artistas procuram Tulum em busca de sossego e de suas belezas naturais.

Primeiro dia

Comece o dia indo até o Raw Love, na orla de Tulum, e tome um belo e reforçado café da manhã. O lugar é bem bonito, cercado de palmeiras e plantas nativas e conta com redes de balanço. O ingrediente principal do Raw é o coco, que aparece em smoothies, iogurtes e também natural.

Depois é hora de explorar os cenotes de Tulum, que são piscinas cristalinas escondidas em cavidades parecidas com cavernas, formadas pelo acúmulo da água das chuvas. Gran Cenote e Dos Ojos são os principais, que você pode ir com excursões ou por conta própria. Neles é possível nadar e fazer snorkel.

O cenote Dos Ojos fica na Carretera Federal, próximo a entrada do parque Xel-Há, e o Gran Cenote fica quase na entrada da cidade de Tulum. Dá para fazer os dois em um dia, principalmente se você estiver de carro.

Voltando do passeio, descanse um pouco em seu hotel e mais tarde vá jantar num dos melhores restaurantes da cidade, o Gitano. O lugar mais parece uma selva, com mesas de madeiras entre vegetações nativas, disco ball entre as árvores, e pratos coloridos feitos artesanalmente.

Segundo dia

No seu segundo dia, acorde bem cedo para conhecer o sítio arqueológico maia de Tulum, um dos mais importantes do México e o único a ficar no litoral. Você pode conhecer o lugar sem a ajuda de um guia, mas é muito mais interessante passear pelo local sabendo a história por trás dele, então, nossa dica é que você contrate um.

Depois, aproveite para almoçar e curtir no beach club do Papaya Playa Project. O Papaya é um hotel na praia super descolado, com bangalôs de sapê e piscina. Você vai passar uma tarde deliciosa no local, aberto para não hóspedes, com uma vista e drinks incríveis.

Encerre o dia em uma das baladas de Tulum. O próprio Papaya é endereço de algumas festas que acontecem na cidade, principalmente aos sábados. Outra opção é a Casa Jaguar, que durante o dia é mais voltando para os serviços de restaurante, porém, à noite o espaço vira casa noturna, com música, bar e gente bonita.

Terceiro dia

No terceiro e último dia de viagem, siga para o Casa Cenote, também conhecido como Cenote Manati, pois até alguns anos atrás esses animais podiam ser vistos nadando em água doce.  É um cenote aberto, onde você pode fazer praticar mergulho, snorkel e caiaque.

Na volta, você pode almoçar no centro de Tulum (existem ótimas opções, como o Burrito Amor e o El Tacoqueto) e, então, bater perna na estrada principal de Tulum Beach. Há inúmeras lojinhas que vendem acessórios artesanais, além de roupas tropicais. Aproveite para comprar lembrancinhas.

Antes de voltar para o hotel para descansar, vale a pena passar no Matcha Mama, um lugarzinho instagramável que serve bowls de frutas, açaís, smoothies e kombuchas.

Para fechar a viagem, se despeça de Tulum num de seus melhores bares. Nossas dicas são o Santino Bar e o Batey Mojito and Guarapo Bar.

Veja também: o que fazer em Tulum?

Quando visitar Tulum?

Cenote Tortuga
Cenote Tortuga

Um destino de clima tropical, Tulum é muito quente a maior parte do ano

Assim como toda a Riviera Maya, Tulum é um destino muito quente a maior parte do ano. Para quem almeja curtir um calor intenso e se refrescar na água morninha do mar, o período de maio a julho (os meses mais quentes do ano) é o ideal, quando os termômetros alcançam os 32ºC facilmente.

Já se você não está tão acostumado a climas tropicais e deseja uma estadia menos calorosa, é em janeiro que ocorre a temperatura mínima de 23°C, abaixo da média anual de 26°C.

Para os viajantes que procuram temperaturas mais amenas, os meses de dezembro, fevereiro e março são perfeitos, sem um calor excessivo (mas o suficiente para aproveitar o mar), com máximas em torno de 29ºC.

Embora os meses de junho e julho sejam os mais quentes, compreendendo o verão, a incidência de chuva é maior. Por conta disso, pode acontecer de você ter que modificar seus planos e adiar algum passeio. Agosto, setembro e outubro também são meses em que pode haver tempestades.

De dezembro a março, quando o tempo é mais seco, é o período em que Tulum recebe mais visitantes e é alta temporada. Além disso, é férias escolares em diversos países do hemisfério sul e muitas pessoas optam por viajar nesta época do ano.

De agosto a outubro é a pior época para conhecer a região, pois a possibilidade de ocorrer furacões é maior.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais animada, com mais opções de entretenimento e mais turistas circulando pelas ruas. As temperaturas são mais amenas na maior parte da alta temporada.   
  • Contras – Os preços cobrados nas hospedagens ficam acima do normal. O lugar fica bem cheio, então se você busca sossego, viaje fora da alta temporada.

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade tem menor fluxo de turistas e os preços cobrados nas hospedagens são mais camaradas. Fica mais fácil pechinchar e conseguir descontos. As praias e pontos turísticos não ficam tão cheios, ou seja, não é preciso disputar espaço com outras pessoas.  
  • Contras – A possibilidade de chuvas e de furacões é maior na baixa temporada. Se acontecer, possivelmente você terá que mudar alguns planos.

Veja também: Quando visitar Tulum

Praias em Tulum

Paradise Beach Tulum
Paradise Beach Tulum

As mais belas praias do México

Tulum conta com alguns pontos de praia pública (com livre acesso) e outros com acesso somente pelos hotéis ou beach clubs, que costumam cobrar uma consumação mínima.

Vamos separar as praias em três trechos para facilitar a compreensão.

1º trecho: Fica próximo das ruínas de Tulum. As praias são mais movimentadas, com turistas e locais, têm boa infraestrutura, com muitos restaurantes, bares, hotéis e beach clubs. São vários os pontos de praia pública neste trecho.

Confira algumas praias:

  • Playa Santa Fé – é uma praia pública e a mais próxima das ruínas.
  • Playa Paraiso – é a mais famosa de Tulum. É a praia do El Paraiso Beach Club, do El Paraiso Hotel.
  • Playa Pescadores – praia do Villa Pescadores Hotel.

2ª trecho: É o mais próximo de Tulum Pueblo. O ambiente é mais tranquilo e reservado em relação às praias mais próximas das ruínas.  Aqui, o litoral tem uma extensa faixa de areia, porém possui alguns pontos com pedras. Também há boas opções para comer, para o lazer e fazer compras. Algumas praias deste trecho são:

  • Playa Diamante K – praia do hotel Diamante K.
  • Playa Mi Amor – praia do Hotel Mi Amor.
  • Papaya Playa Project – uma das melhores por lá, é a praia do beach club Papaya Playa Project em um trecho de praia com ampla faixa de areia e sem pedras.

3º trecho: É o mais distante das ruínas de Tulum. Essa região tem um ar mais rústico, natural e sustentável, porém, não deixa nada a desejar no quesito hospedagem e gastronomia. Aliás, este trecho conta com a maior quantidade de hotéis, bares e restaurantes, que oferecem um excelente serviço. São poucos os pontos de acesso livre à praia, a entrada é pelos hoteis e restaurantes. Nossas dicas de praias são:

  • Ziggy Beach – praia do The Beach Tulum Hotel.
  • Playa Ana y – praia do Ana y Jose Beach Club.

Veja também: Praias em Tulum

Ecoturismo em Tulum

Cenote Calavera Tulum
Cenote Calavera Tulum

Veja algumas das infinitas possibilidades de explorar a natureza local de forma sustentável!

Tulum é um destino mais simples que Cancún, porém extremamente cool, tanto que é um ímã de gente famosa.

Além de poder imergir na sua história única, cultura e tradição, Tulum é um lugar para viver intensamente o ecoturismo.

  • Fazer snorkeling nos cenotes – Os cenotes são dessas coisas mágicas da natureza: piscinas naturais de um azul fascinante, escondidas dentro de cavidades similares a cavernas. O Gran Cenote é o principal deles e mais amado pelos turistas. É possível relaxar, tomar banho de sol, mergulhar, praticar snorkeling ou mesmo só ficar apreciando o cenário natural incrível.
  • Nadar com golfinhos no Xel-Há – Na área de Cancún existem três principais parques, sendo um deles, muito próximo a Tulum: o Xel-Há. Este é um parque aquático lindíssimo que combina a água do mar com água doce. Muito atrativo para os turistas, ele é o principal da região para fazer mergulho de snorkel, que permite ver muito da vida marítima do lugar. Inclusive, o mais bacana desse passeio é que, como é uma reserva natural, existem muitos bichinhos, tanto marítimos quanto terrestres e aéreos para você admirar. Dá até para nadar com golfinhos por lá! As águas do Xel-Há são cristalinas como as de Tulum e você pode ainda aproveitar a prainha ao redor do parque.
  • Trilha para o Ik-Kil – O cenote Ik-Kil é um dos mais famosos da Riviera Maya e fica dentro do parque ecológico de Ik-Kil. Há uma imensa área verde ao redor e uma boa estrutura com lojas, banheiros, vestiários e lanchonetes. O acesso a ele pode ser feito por uma trilha ou de carro. Que tal combinar uma leve caminhada com um delicioso mergulho?
  • Nadar na Laguna Kaan Luum – A Laguna Kaan Luum é uma lagoa de água verde, clara e rasa, boa para nadar. O lugar é bacana, com espaço tranquilo e espreguiçadeiras para aproveitar o sol. O mais curioso de tudo é saber que logo ali, ao final do cais de madeira há um cenote com mais de 80 metros de profundidade, dentro da lagoa.
  • Stand-up paddle – O stand-up paddle é um dos esportes aquáticos que você pode praticar nas praias de Tulum.
  • Kitesurf e windsurf – Tulum é um destino que oferece excelentes condições de vento para a prática dessas atividades. A temporada de kiteboarding no México geralmente dura de novembro a agosto, oferecendo cerca de 4 a 5 dias da semana com o vento em torno de 12-25 nós.

Veja também: Ecoturismo em Tulum

Gastronomia em Tulum

Os sabores mais exóticos da gastronomia mexicana

A cena gastronômica de Tulum reflete bem a vibe dessa cidade litorânea caribenha: hipster, descolada, natural e trendy.

Por lá, você encontra dos restaurantes mais acessíveis aos mais sofisticados, que servem do autêntico mexicano a pratos internacionais.

E não faltam açaís, smoothies, kombuchas e sucos orgânicos espalhados pela região. Tudo bem gostoso e fotogênico.

 Restaurantes em Tulum

  • The Real Coconut – Km 8.2
  • Matcha Mama – Quintana Roo 15 470, Zona Hotelera
  • El Camello Jr – Carretera Chetumal – Cancun Locales 1 y 2 Lte 3 Mza 40, Centro
  • Chamicos Tulum – Calle Gama Ote. 735, Centro, Parque Lacroc
  • Gitano – Beach Road Km 7
  • Hartwood – Carretera Tulum-Boca Paila, Km 6-7, Zona Hotelera
  • El Tábano – Carretera Tulum-Boca Paila, Km 7, Zona Hotelera
  • Taqueria Honorio – Satélite Sur Sm10 lote 3, Centro
  • La Gordura Taqueria de Barrio – Orion Norte, Av. Tulum
  • Cetli – Carretera 109 Tulum Coba Km 2.5, Villas Tulum

Veja também: Onde comer em Tulum?

Pousadas e Hotéis em Tulum

Tulum Mexico
Tulum Mexico

Lugares incríveis para descansar!

Como já vimos anteriormente, a cidade de Tulum é dividida em duas regiões: Tulum Pueblo (o centrinho urbano, distante 5 km da praia) e a zona hoteleira (que é o litoral da cidade). Ambas possuem ótimas opções de hospedagens.

Se o seu intuito é economizar, procure algo pelo Pueblo, pois os valores são cerca de 70% a menos do que na zona hoteleira. Só não se esqueça que essa é a única vantagem, afinal, em termos de conforto e qualidade, é claro que a região voltada para o turismo será mais estruturada e completa.

Hotelaria em Tulum

  • Hotel Bardo – Rio Otate Rio Basca
  • Hotelito Azul – Carretera Tulum-Boca Paila, Km 5.8
  • Casa Sofia – Calle Orión Nte entre polar Calle Sagitario Poniente y, Centro
  • Pousada Giana – Beta Sur Mza 30-3, Centro
  • El Paraiso Hotel – Carretera Boca Paila Mz 3, Tulum Ruinas
  • Villa Pescadores – Carretera Tulum Ruinas a, Av. Boca Paila Km 0.5

Veja mais: Hotelaria em Tulum

Passeios em Tulum

Templo Ruinas Tulum
‘Templo Ruinas Tulum

Os passeios em Tulum são vibrantes e merecem sua atenção

O principal e maior edifício de Tulum é “O Castelo” (El Castillo), que além de funções religiosas e cerimoniais também servia de farol para que os navegadores avistassem o continente à distância através de tochas colocadas na parte alta da construção no período noturno. O Castelo se encontra na beira de um escarpado desde onde podem ser apreciadas as águas cor turquesa do mar do caribe. Este é um dos cantos mais fotografados de Tulum.

Hoje, Tulum é conhecida pelas melhores praias do México, cultura e ruínas bem-preservadas de uma antiga cidade portuária maia. Sempre lotada de turistas de todo o mundo, a região que, geralmente, era visitada num bate-volta a partir de Cancún, passou a ser destino principal da viagem de muitos.

Com uma atmosfera bem zen, repleta de paisagens naturais belíssimas, Tulum tem atrações que agrada os turistas mais exigentes. Confira!

  • Ruínas Maia – As Ruínas Maia, muito visada pelos turistas, são um programa obrigatório no seu roteiro. As ruínas de Tulum são as únicas situadas à beira-mar, o que faz estudiosos acreditarem que se tratava de um porto e um dos principais centros comerciais da antiga civilização. A visita ao sítio arqueológico permite conhecer melhor a cultura, o estilo de vida e as particularidades do povo maia. Por isso, aliás, indicamos que faça esse passeio com um guia, que será capaz de explicar e contar detalhes da civilização. O El Castillo, ou O Castelo, é o ponto alto desse passeio.
  • Cenotes – Na sua viagem a Tulum, não deixe de conhecer pelo menos um cenote, que são cavidades naturais (como se fossem cavernas) que possuem água no interior. Aliás, estima-se que haja em torno de 18 mil cenotes na península de Yucatán. O Gran Cenote é um dos maiores e mais queridinhos pelos turistas. O cenote Calavera também é bem bonito. O cenote Dos Ojos é um dos mais famosos.
  • Reservas – Se estiver com tempo, vale a pena inserir reservas no seu circuito. Uma delas que é bem bacana é a Sian Ka’an, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO e maior área protegida do Caribe mexicano. A Sian Ka’na abriga milhares de espécies de fauna e flora.
  • Uma foto com a Ven a la Luz – Você já deve ter visto a escultura mais famosa da cidade, a Ven a la Luz. Criada pelo artista Daniel Popper, a peça simboliza a profunda conexão entre a natureza e o ser humano. Ela tem 10 metros e é feita de madeira. A escultura fica bem na entrada do hotel Ahau Tulum e os viajantes adoram tirar fotos com ela.
  • Subir a Tulum Tower – A Tulum Tower pode abrigar até 16 pessoas e, do alto dos seus 35 metros, é possível ver as praias e a zona arqueológica. A torre está localizada a menos de 10 minutos caminhando das Ruínas Maias.
  • Bate-volta a Playa del Carmen – Já que você vai estar tão pertinho do outro paraíso vizinho, Playa Del Carmen, que fica entre Tulum e Cancún, que tal fazer um bate-volta?  São inúmeras lojas famosas, shoppings, restaurantes de rede grande, praias e beach clubs.

Veja mais: Passeios em Tulum

Quanto custa viajar para Tulum?

Mais barato do que você imagina!

Tulum é uma cidade a sudeste do México, no estado de Quintana Roo, numa região conhecida como Riviera Maya. Tulum está localizada a aproximadamente 130 km de Cancún e a 64 km de Playa del Carmen.

Tulum não tem um aeroporto próprio. Sendo assim, é necessário pegar um voo para o aeroporto mais próximo, que é o de Cancún. Há opções de voos mais em conta do Brasil para lá partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

De Cancún para Tulum, a alternativa mais barata é seguir de ônibus. Mas você pode partir também de táxi, transfer ou alugar um carro.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$3097,60 e São Paulo R$2090,00
  • Aluguel de carro – Categoria econômica Sedan R$145,00 a diária / veículos SUV R$279,00 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias)
  • Passeios – A entrada à ruína maia custa 75 pesos mexicanos, o que equivale a R$ 20,25. Após as 16h30, o acesso fica mais caro e custa 240 pesos mexicanos, cerca de R$ 64,80. Se quiser curtir um dia de parque, como o Xel-Há, com comida e bebidas não alcoólicas inclusas, terá que desembolsar US$ 90, cerca de R$496,00.
  • Hospedagens – Há hospedagens mais econômicas em Tulum Pueblo. As mais caras ficam por conta da zona hoteleira. Diárias em hotéis custam de R$114,00 a R$35.565,00, ou seja, tem para todos os gostos e bolsos.

O tempo ideal para conhecer Tulum é de 4 dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de 4 dias para a cidade caribenha é necessário ter na faixa de R$4.500, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer alguns passeios legais, se alimentar bem e se hospedar num hotel confortável.

Veja também: Quanto custa viajar para Tulum?

iFriend: Guia de viagem em Tulum

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Templo Ruinas Tulum
Templo Ruinas Tulum

Tulum, o destino trendy na costa caribenha do México, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média 0 / 5. Votos: 0

Que tal?