- Home
- Experiências
- Argentina
- Puerto Iguazú
- Excursão para as Cataratas Argentinas
As Cataratas do Iguaçu estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a cerca de 20 quilômetros da cidade de Puerto Iguazú, na província de Misiones, no norte da Argentina. O rio que as forma, também chamado de Iguaçu, nasce no estado do Paraná, Brasil, e após percorrer cerca de 1.200 quilômetros através de um planalto, absorvendo o volume de água dos afluentes que encontra ao longo do caminho, chega a um ponto onde uma falha geológica cria uma fenda na planície. Isso coincide com a passagem de um rio que flui por uma paisagem tranquila, sem grandes solavancos, encontrando gradualmente uma sucessão de quedas d'água. E, de repente, surge uma queda de cerca de 80 metros, transformando-a em uma violenta sensação de vertigem: a Garganta do Diabo, a principal queda das Cataratas, combinada com um rugido constante e ensurdecedor que afunda nas profundezas antes de desaguar suavemente, a poucos quilômetros de distância, no Rio Paraná.
Na língua guarani, o termo Iguaçu significa "Águas Grandes". Elas foram descobertas por exploradores europeus em 1541, pelo adelantado Álvar Núñez Cabeza de Vaca. Em 1984, a UNESCO as declarou Patrimônio Natural da Humanidade e, em 2011, um concurso internacional nomeou as Cataratas do Iguaçu como uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.
Uma das muitas lendas conta a história de uma serpente gigante chamada "Boi", que vivia no rio. Para apaziguar sua ferocidade, os indígenas sacrificavam uma jovem uma vez por ano, jogando-a nas águas como oferenda à fera. Em uma dessas ocasiões, um bravo guarani sequestrou a jovem escolhida para salvá-la do ritual tradicional, fugindo com ela em uma canoa rio abaixo. Ao saber dessa audácia, Boi ficou furioso e, curvando as costas, abriu o curso do rio, criando assim as cachoeiras e separando para sempre os dois povos indígenas.
GARGANTA DO DIABO
Acesso: Estação Garganta do Diabo
Dificuldade: Sem escadas
Acessibilidade: Alta
Comprimento: 2000 metros
Duração: 2 horas
Um dos lugares mais populares para visitar nas Cataratas do Iguaçu é a Garganta do Diabo. Para chegar a este lugar impressionante, você precisa pegar o trem até a Estação Garganta do Diabo. De lá, você caminha por passarelas metálicas até um mirante panorâmico de onde pode admirar a imensidão desta cachoeira.
CIRCUITO SUPERIOR
Acesso: Estação Cataratas
Dificuldade: Sem escadas
Acessibilidade: Alta
Comprimento: 1750 metros
Duração: 1h30
Essa trilha oferece uma caminhada pelo topo das cachoeiras. São 1.750 metros de trilha com vistas panorâmicas das cachoeiras e do delta do Rio Iguaçu. Seis amplos mirantes e áreas de descanso tornam a caminhada uma fonte de energia e relaxamento em contato com a água.
CIRCUITO INFERIOR
Acesso: Estação Cataratas
Dificuldade: Com escadas
Acessibilidade: Média
Comprimento: 1800 metros
Duração: 2 horas
Com uma passarela que passa por baixo das quedas d'água, no coração delas, este circuito proporciona uma experiência mais íntima da paisagem e uma conexão profunda com a natureza. Os visitantes podem experimentar o espírito da selva: a umidade, os sons, os aromas e o vapor penetrante que permeia toda a área. É um percurso circular de aproximadamente 1.800 metros com acesso a oito mirantes de grande beleza.
Hotel
Dúvida ou imprevisto? Envie uma mensagem via Chat.
Confira os descontos de acordo com cada experiência.
12 horas
Tour regular
Espanhol / Inglês
Disponível
O passeio acontece diariamente, saindo do hotel aproximadamente entre 7h e 8h10.
Os valores se modificam de acordo com os seguintes meses: de janeiro à março (um valor), abril à junho(outro valor) e férias (outro valor)
Lugares para comer dentro do Parque são de sua escolha.
Na entrada do parque, carrinhos de bebê estão disponíveis para aluguel apenas para crianças de até 3 anos.
Reserve com antecedência para garantir disponibilidade.
Se o dia estiver ensolarado, é melhor começar cedo com o Circuito Garganta do Diabo e depois o Circuito Superior, ou vice-versa. Por outro lado, ao meio-dia, quando o sol está no auge, você faz uma parada para o almoço e o passeio continua com o Circuito Inferior.
Por motivos de segurança, não poderão realizar este passeio pessoas que atendam aos seguintes critérios ou que apresentem alguma doença: crianças menores de 12 anos, gestantes, portadores de osteoporose, problemas de coluna ou similares, com histórico de doenças cardíacas ou neurológicas, portadores de doenças pulmonares crônicas e qualquer pessoa com deficiência física, cognitiva e/ou sensorial que não tenha condições de atender a uma possível emergência nas corredeiras do baixo Rio Iguaçu.
Se você tiver comida na mochila, não a leve para áreas onde possa haver quatis. Essas criaturinhas parecem muito fofas, mas não são tão amigáveis. Eles se acostumaram com a comida que recebem e agora vão procurá-la e, às vezes, se não a recebem, podem se tornar agressivos.
Bagagem permitida: mala de mão ou bagagem de mão, bagagem adicional tem um custo extra a ser pago pelo passageiro no destino.
Todos os passeios estão sujeitos a cancelamento ou alterações por força maior ou disponibilidade da empresa.
Cancelamentos devido a circunstâncias imprevisíveis ou de força maior durante o passeio não serão reembolsáveis em nenhuma circunstância.