- Home
- Experiências
- Argentina
- Puerto Iguazú
- Excursão Privativa para as Cataratas Argentinas
Do lado argentino, você pode literalmente caminhar sobre as próprias cataratas.
O percurso tem aproximadamente 10 km de extensão, com a utilização do Trem Ecológico encurtando as distâncias em alguns trechos, e as passarelas climatizadas permitem chegar às melhores cachoeiras, dividindo o percurso em Garganta do Diabo, Circuito Superior e Circuito Inferior.
As Cataratas estão localizadas dentro do Parque Nacional de mesmo nome, a cerca de 20 quilômetros da cidade de Puerto Iguazú, no norte da província de Misiones, Argentina.
O rio que os forma, também chamado de Iguaçu, nasce no estado do Paraná, Brasil, e após percorrer cerca de 1.200 quilômetros por um planalto, absorvendo o fluxo dos afluentes que encontra em seu trajeto, chega a um ponto onde uma falha geológica forma uma fenda na planície, coincidindo com a passagem de um rio que vinha percorrendo uma geografia calma, sem muitos sobressaltos, que aos poucos encontra uma série de saltos em seu fluxo.
E de repente, uns 80 metros de desnível se transformam em uma violenta sensação de vertigem: a Garganta do Diabo, principal cachoeira das Cataratas, se une a um estrondo constante e ensurdecedor que mergulha nas profundezas e depois deságua suavemente alguns quilômetros no Rio Paraná.
Na língua guarani, o termo Iguaçu significa Grandes Águas. Elas foram descobertas por exploradores europeus em 1541, liderados pelo pioneiro Álvaro Núñez Cabeza de Vaca. Em 1984, a UNESCO as declarou Patrimônio Mundial e, em 2011, um concurso internacional nomeou as Cataratas do Iguaçu como uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.
Uma das muitas lendas conta a história de uma cobra gigante, "Boi", que vivia no rio. Para apaziguar sua ferocidade, os aborígenes sacrificavam uma mulher uma vez por ano, jogando-a nas águas como oferenda à fera.
Em uma dessas ocasiões, um bravo guarani sequestrou a donzela escolhida para salvá-la do rito tradicional, fugindo com ela em uma canoa rio abaixo. Ao saber dessa audácia, Boi ficou furioso e arqueou as costas, dividindo o curso do rio, criando as quedas d'água e separando os dois indígenas.
GARGANTA DO DIABO Acesso:
Estação Garganta do Diabo Dificuldade: Sem escadas
Acessibilidade: Alta
Comprimento: 2000 metros
Duração: 2 horas
Um dos lugares mais populares para visitar nas Cataratas
A Garganta do Diabo é a cachoeira mais famosa do Iguaçu. Para chegar a este local impressionante, pegue o trem até a estação Garganta del Diablo. De lá, caminhe por passarelas metálicas até um mirante panorâmico de onde você poderá apreciar a imensidão desta cachoeira.
CIRCUITO SUPERIOR
Acesso: Estação Cataratas
Dificuldade: Sem escadas
Acessibilidade: Alta
Comprimento: 1750 metros
Duração: 1:30 hs
Este passeio leva você pela parte superior das cataratas. É um percurso de 1.750 metros que oferece vistas panorâmicas das cachoeiras e do delta do Rio Iguaçu. Seis grandes mirantes e áreas de descanso tornam a caminhada uma fonte de energia e relaxamento em contato com a água.
CIRCUITO INFERIOR
Acesso: Estação Cataratas
Dificuldade: com escadas
Acessibilidade: Média.
Comprimento: 1800 metros
Duração: 2 horas.
Com uma passarela que passa por baixo das quedas d'água, bem no coração delas, este circuito oferece uma experiência mais íntima da paisagem e um contato pleno com a natureza. Os visitantes podem "sentir" o espírito da selva: a umidade, os sons, os aromas e o vapor penetrante que permeia toda a área. É um percurso circular de aproximadamente 1.800 metros, por onde se acessa oito mirantes de grande beleza.
À Combinar
Dúvida ou imprevisto? Envie uma mensagem via Chat.
Confira os descontos de acordo com cada experiência.
12 horas
Tour privativo
O passeio dura o dia todo, com saídas entre 7h e 8h.
Por questões de segurança, as pessoas que respondem às seguintes características ou doenças não poderão fazer este passeio: crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas, pessoas com osteoporose, problemas de coluna ou similares, com histórico de distúrbios cardíacos ou neurológicos, com doenças pulmonares crônicas e qualquer pessoa com deficiências físicas, cognitivas e/ou sensoriais que não possam responder a uma possível emergência nas corredeiras do baixo rio Iguaçu.
Busca incluso em hotéis localizados dentro da área de embarque em Puerto Iguazú. Se a acomodação estiver fora da área de embarque, um ponto de encontro será agendado para o seu embarque.
Se você tiver comida na mochila, não a leve para lugares onde possam existir quatis, esses bichinhos que parecem muito fofos, mas não são tão gentis. Eles se acostumaram com a comida que lhes é dada e agora a procuram e, às vezes, se não a recebem, podem se tornar agressivos. Então, vamos respeitar as regras do parque e não alimentá-los.
Lugares para comer dentro do Parque são de sua escolha.
Os veículos utilizados têm entre 10 e 48 assentos, dependendo do número de passageiros em cada grupo. Eles são equipados com ar-condicionado, aquecimento e portas USB.
Carrinhos de bebê estão disponíveis para aluguel na entrada do parque. Somente para crianças de até 3 anos.
Reserve com antecedência para garantir disponibilidade.
Se o dia estiver ensolarado, é melhor começar cedo com o Circuito Garganta do Diabo e depois o Circuito Superior, ou vice-versa. Por outro lado, ao meio-dia, quando o sol está no auge, você faz uma parada para o almoço e o passeio continua com o Circuito Inferior.